Prefeito Bill é nomeado embaixador da ISWA no Brasil

O presidente da ISWA aproveitou a oportunidade para convidar o prefeito Bill para o 29º Congresso Mundial da entidade, que será realizado entre 7 e 9 de outubro, em Bilbao, na Espanha

Presidente do Consórcio PCJ e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza foi nomeado nesta sexta-feira (23) embaixador no Brasil da Iniciativa de Prefeitos e Municípios da ISWA (International Solid Waste Association ou Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em português). O convite – prontamente aceito – foi feito pelo próprio presidente da ISWA, o grego Antonis Mavropoulos, que esteve no gabinete de Bill acompanhado da libanesa Amani Maalouf, assessora técnica do Grupo de Jovens Profissionais da ISWA, e do presidente da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), Carlos Roberto Vieira da Silva Filho.

Também participaram da recepção ao presidente da ISWA os vereadores Avelino Xavier, o Poneis; Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin; o vice-prefeito de Hortolândia, José Nazareno Gomes, o Zezé; o vice-prefeito de Monte Mor, Rogério Maluf; o diretor de Serviços Públicos da Prefeitura de Sumaré, Rildo Sanches; o secretário de Obras de Nova Odessa, Elvis Ricardo Garcia, o Pelé; além de Valdemir Ravagnani e Fábio Orsi, superintendente e secretário-executivo, respectivamente, do Consimares, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza.

“É uma honra muito grande receber esse convite da ISWA, uma instituição reconhecida mundialmente e que trata de um assunto que pautou a minha infância. Isso demonstra que o esforço para sempre fazer o melhor dá resultado sim. Estou lisonjeado pelo convite e encaro como mais um desafio, mais uma missão em minha vida. Ao Antonis, quero dizer que vou contribuir e muito”, disse Bill. “Para a ISWA é uma satisfação muito grande poder conferir ao prefeito Bill esse título, uma pessoa que tem uma história ligada à questão dos resíduos. Tenho certeza que ele vai levar adiante o nosso trabalho e as nossas propostas”, afirmou Mavrapoulos.

A ISWA é uma associação global, independente e sem fins lucrativos, que trabalha no interesse público e é a única associação mundial que promove o gerenciamento sustentável, abrangente e profissional de resíduos. A visita de Mavrapoulos ao gabinete do prefeito Bill serviu também sacramentar a adesão do Consimares como membro da ISWA, sendo o primeiro ente público brasileiro a fazer parte da associação.

“Agradeço toda recepção e acolhida do prefeito Bill. Fiz questão de vir até aqui porque o Consimares faz um trabalho muito sério na gestão de resíduos. A ISWA, junto com a Abrelpe, tem muito interesse em interagir com cases de sucessos e é o que identificamos aqui. Quero usar esses cases bem-sucedidos como inspiração para outras regiões do mundo. Um bom exemplo é sempre melhor do que mil páginas de um relatório. Mais do que ensinar, vim aqui para ouvir e aprender”, ressaltou Mavrapoulos.

O presidente da ISWA aproveitou a oportunidade para convidar o prefeito Bill para o 29º Congresso Mundial da entidade, que será realizado entre 7 e 9 de outubro, em Bilbao, na Espanha. São esperados mais de 1,5 mil especialistas, tomadores de decisão e visitantes de todo o mundo no congresso, que será baseado em um programa científico focado em gestão sustentável de resíduos, economia circular e eficiência de recursos.