in

Prefeito Bill decreta home office para servidores com mais de 60 anos e dos grupos de risco

Secretários e diretores devem apresentar, no prazo de 24 horas contadas a partir da publicação do decreto

Em reunião realizada na tarde de segunda-feira (16), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza anunciou novas medidas para intensificar o enfrentamento à pandemia de novo coronavírus (Covid-19). Do encontro, ficou estabelecido que todos os funcionários públicos municipais com mais de 60 anos – com exceção daqueles que trabalham nas áreas de segurança pública e saúde – e os que se enquadram nos grupos considerados de risco pelo Ministério da Saúde – terão de deixar seus postos de trabalho.

Secretários e diretores devem apresentar, no prazo de 24 horas contadas a partir da publicação do decreto, a relação de servidores que, em razão da natureza de suas atribuições, possam trabalhar em regime de teletrabalho (home office). Já para os servidores que estiverem nos grupos de risco, mas não se enquadram nas regras para adesão do teletrabalho, a Prefeitura poderá conceder férias pelo período de 30 dias (ressalvados os casos onde os servidores têm direito a férias proporcionais) e conceder, total ou parcialmente, licença-prêmio, desde que atendidos os requisitos.

“É uma medida que adotamos para proteger os nossos servidores e suas famílias. Alguns irão trabalhar normalmente de casa mesmo, outros que têm férias vencidas vão usufruir deste benefício e os demais, que não se encaixam nestes dois casos, sairão de licença prêmio remunerada, de acordo com o que estabelece o decreto. Alguns serviços, principalmente aqueles relacionados à Garagem e ao Setor de Parques e Jardins, poderão ser afetados, isso é inevitável. Porém, estamos enfrentando uma situação extraordinária, de saúde pública e jamais vivida. O gestor precisa buscar soluções para enfrentar esse momento e é isso que estamos fazendo”, explicou o prefeito Bill. “Ou adotamos medidas agora para proteger esses servidores ou possivelmente iremos sofrer com duras consequências no futuro”, endossou o secretário de Administração, Júlio Cesar Camargo.