Prefeito Bill autoriza convocação de guardas aprovados em concurso e entrega novas armas para a GCM

Além disso, a corporação também recebeu nesta quarta-feira 8 novas pistolas semiautomáticas calibre 38, num investimento que passa de R$ 30 mil

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza autorizou nesta quarta-feira (13) a contratação de oito guardas municipais aprovados no concurso público 02/2018 – sendo sete homens e uma mulher. A convocação está sendo feita na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial Eletrônico do Município. A chegada dos novos patrulheiros representa um aumento de 20% no efetivo da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, hoje formado por 40 homens e mulheres. Além disso, a corporação também recebeu nesta quarta-feira 8 novas pistolas semiautomáticas calibre 38, num investimento que passa de R$ 30 mil.

De acordo com o chefe de Segurança Municipal e comandante da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, Franco Julio Felippe, os novos patrulheiros passarão pela escola de formação da corporação, que tem duração de 720h, onde receberão noções de Direito Civil, treinamento físico e capacitação técnica de armamento e tiro. Só depois de concluída esta etapa estarão aptos ao patrulhamento de rua. “Quero agradecer ao prefeito Bill por mais esse investimento na Guarda Municipal de Nova Odessa, um investimento humano. Nunca houve um aumento no efetivo desta magnitude de uma única vez. Esses novos guardas vão se juntar as nossas equipes e, com certeza, quem ganha é a população de Nova Odessa”, disse ele.

Já o comandante da Guarda Civil Municipal, Nilton Duarte, ressaltou o investimento da administração na compra de novas armas. “O prefeito Bill tem dado todas as condições para que os nossos guardas possam desempenhar, da melhor maneira possível, o trabalho nas ruas, de levar segurança à nossa população. Estamos recebendo hoje um armamento de ponta”, afirmou ele.

O prefeito Bill, por sua vez, disse que os anúncios feitos nesta quarta-feira comprovam que a segurança pública é uma de suas prioridades, assim como a Saúde e a Educação. “Desde 2013, nós temos investido muito na Guarda Municipal. Criamos a ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), que é uma equipe de elite; implantamos o videomonitoramento, transferimos a sede da corporação para um imóvel mais amplo e na região central de Nova Odessa, compramos novas viaturas e novos armamentos. O resultado disso é que conseguimos reduzir os principais índices de criminalidade e hoje a nossa população tem sensação de segurança quando sai às ruas”, enfatizou o prefeito.

APROVAÇÃO

De acordo com pesquisa divulgada recentemente pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), o trabalho da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa alcançou o maior índice de aprovação da população em dois anos. Segundo o levantamento realizado no segundo trimestre, seis em cada dez pessoas aprovam os serviços prestados pela GCM.

O instituto, que mede a satisfação dos moradores com os serviços públicos nas 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) entrevistou 400 novaodessenses entre os meses de abril e junho. A participação da corporação na garantia da segurança do município foi aprovada por 59% dos ouvidos. Para 5%, a Guarda é “ótima”; para 54%, “boa”; e 34%, “regular”. Apenas 7% avaliaram o serviço como “ruim” ou “péssimo”. A partir dos resultados, a Guarda foi classificada com “Alto Grau de Satisfação”.

Com base na avaliação da população, a corporação somou 711 pontos, o maior índice registrado desde que a pesquisa começou a ser feita na cidade, em 2017. O levantamento revela que os mais satisfeitos com o trabalho da Guarda Municipal são jovens, com idades entre 16 e 30 anos, e moradores que concluíram o ensino superior.