,

Prefeito Bill acompanha discussões sobre o desenvolvimento regional e do Interior

Prefeito de Nova Odessa esteve no Fórum “Caminhos da Retomada”, realizado em Campinas

Prefeito-Bill-no-Fórum-RAC

O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, acompanhou na manhã de segunda-feira, dia 5, em Campinas, a abertura do Fórum RAC (Rede Anhanguera de Comunicação) 2017 – “Caminhos da Retomada”, um ciclo de debates sobre propostas e meios de gestão para o desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e do Interior Paulista. A iniciativa faz parte das comemorações dos 90 anos do Jornal Correio Popular.
A solenidade foi realizada no Hotel Royal Palm Plaza & Resort, sendo aberta pelo presidente do Grupo RAC, Sylvino de Godoi, com as presenças do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do deputado estadual e presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Cauê Macris, e do governador do Estado, Geraldo Alckmin, além de vereadores, prefeitos e deputados estaduais e federais.
Ao todo o Fórum RAC prevê cinco encontros, com participação de debatedores acadêmicos, empresariais e políticos. A discussão inicial foi sobre o papel do Estado para a retomada dos investimentos no Interior Paulista. “A tendência é das cidades se tornarem metropolitanas. E o desafio principal é o emprego, porque a tecnologia, ao mesmo tempo que desenvolve a sociedade, desemprega pessoas”, pondera Alckmin.
O governador elencou vários projetos de desenvolvimento para o Estado, como a construção de rodovias, do trecho final do Rodoanel, do Trem Intercidades – ligando Americana a São Paulo – e a privatização da CESP (Companhia Energética de São Paulo). “Estamos buscando o desenvolvimento do Estado de São Paulo, sanando as dívidas e equilibrando as contas públicas, sem deixar de investir”, completa.

DESENVOLVIMENTO
O prefeito Bill disse que a participação das discussões em âmbito estadual é importante para o município. “Nova Odessa está participando ativamente do desenvolvimento regional, pois estamos inseridos em uma região altamente evoluída e metropolitana”, destaca o prefeito. “As palavras-chave são investimento, crescimento e desenvolvimento sustentável”, finaliza.
O próximo encontro do Fórum RAC será realizado no dia 17 de julho, tendo como tema a oferta de energia para o desenvolvimento do Interior e as oportunidades de investimento no setor. Especialistas vão avaliar o cenário energético regional e suas matrizes, traçando um perfil da capacidade de oferta das empresas. O debate mostrará as necessidades do setor e possibilidades de ampliar a prestação do serviço.
Representantes das diversas áreas, de petróleo e gás, hidrelétricas, energia eólica, energia solar e bioenergia, vão demonstrar o que cada um pode oferecer para aumentar a disponibilidade do recurso para dar suporte ao desenvolvimento regional. Também serão debatidas as oportunidades de investimentos geradas, e será feita uma ampla discussão sobre o custo relativo de cada matriz energética e sua abrangência.
Já o terceiro encontro, no mês de agosto, vai falar sobre infraestrutura, transporte e logística. Por sua vez, o quarto, em setembro, abordará sobre agronegócio, enquanto o quinto, em outubro, a respeito dos desafios, entraves jurídicos e legislação trabalhista. No encerramento, serão debatidas as perspectivas para a retomada do desenvolvimento no País.