in

Prefeito assina ordem de serviço para implantação de rede de água no Bosque dos Cedros

Bairro ficou ‘emperrado’ por mais de 35 anos e agora começa a receber obras de infraestrutura e saneamento

O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, assinou, quinta-feira, dia 25, a ordem de serviço para início da implantação da rede de distribuição de água tratada no Bosque dos Cedros. Os proprietários dos 110 terrenos do bairro, que fica na região central da cidade, aguardaram por mais de 35 anos pela regularização do loteamento, que agora começa a receber obras de infraestrutura.

Por um problema familiar, a área não foi regularizada à época da comercialização dos terrenos e benfeitorias que deveriam ser feitas pelos empreendedores não foram realizadas. Por conta desse impasse, quem adquiriu a área, até 2016, não conseguia regularizar a situação e nem possuía matrícula dos imóveis.

Em 2016, a Prefeitura conseguiu na Justiça a liberação de um valor que estava depositado em juízo para realizar projetos e obras de infraestrutura no bairro. Com o início do processo de regularização, os proprietários conseguiram a matrícula dos terrenos.

O primeiro a registrar a matrícula foi Jairo Raizar. “Quando fui cadastrar a escritura na prefeitura, a moça que me atendeu até quis mostrar para as colegas de trabalho, a primeira escritura que ela estava recebendo do Bosque dos Cedros. Agora está tudo certo e eu estou aliviado”, disse.

Nivaldo Donizete Felipe também é proprietário de um imóvel no bairro e participou da assinatura da ordem de serviço no gabinete do prefeito Bill. “Já faz nove anos que eu comprei esse imóvel. Eu já tinha tentado antes regularizar essa situação, mas não consegui. Agora, com a união da prefeitura, do prefeito Bill, da equipe do vereador Vagner Barilon, e dos moradores, eu vou poder morar no meu imóvel”, afirmou.

“Hoje os proprietários já têm a matrícula e podem dizer ‘eu tenho meu pedacinho de terra’. Desde 2013, quando assumi a prefeitura, pedi que a Secretaria de Assuntos Jurídicos acompanhasse essa situação e fizesse o possível para ajudar os proprietários. Hoje são 110 famílias que já têm a documentação e agora começam a ver as obras sendo realizadas no bairro”, disse o prefeito Bill.

O vereador Vagner Barilon (PSDB), que acompanha todo o processo, também ressaltou a importância da obra. “Dentro de 15 dias os proprietários poderão acompanhar as obras e, em cerca de 45 dias, terão a água chegando aos seus terrenos. Parabenizo a todos por esta conquista”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Elvis Ricardo Maurício Garcia, destacou a união de esforços para viabilizar a regularização. “Sem esse esforço coletivo, da prefeitura, dos vereadores e dos moradores, não estaríamos aqui hoje”, concluiu.

Também participaram da assinatura da ordem de serviço os vereadores Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, Avelino Xavier Alves, o Poneis, Angelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio, e a presidente da Câmara, Carla Lucena.

OBRA

A implantação da rede de distribuição de água está orçada em R$ 138.655,40 e a obra será realizada pela empresa Luma Engenharia e Saneamento Ltda. Bill destacou que o material usado na tubulação é um dos mais modernos e resistentes do mercado, evitando vazamentos e necessidade de substituição da rede nas próximas décadas.

CONTRIBUIÇÃO

O processo de regularização do Bosque dos Cedros contou também com a instituição de uma contribuição – paga pelos proprietários – para realização de outras obras de infraestrutura.