in

Prédios públicos recebem serviço de desinfecção no combate a Covid-19

Os vírus que se depositam sobre uma superfície, dependendo das características dessa superfície, podem permanecer viáveis por algumas horas ou até dias

predios-publicos-recebem-servico-de-desinfeccao-no-combate-a-covid-19-jno

A Prefeitura de Nova Odessa intensificou nesta semana o trabalho de desinfecção e higienização de pontos de grande circulação de pessoas no município contra o novo coronavírus. A ação é uma das medidas adotadas pela Administração Municipal por determinação do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, no combater ao vírus da Covid-19, que pode permanecer ativo no piso e em outras superfícies.

De acordo com a encarregada do Setor de Zoonoses da Prefeitura, a veterinária Paula Faciulli, nesta semana foram intensificados o trabalho de desinfecção no Paço Municipal e na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, que é referência no atendimento aos pacientes com síndrome respiratória e infectados com a Covid-19.

A ação prosseguiu atendendo a outras seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde), o Hospital e Maternidade Municipal, o Ambulatório de Especialidades, a sede da Secretaria da Saúde e o Terminal Rodoviário.

“Todos esses locais recebem diariamente uma grande movimentação de pessoas e, por isso, estão tendo essa atenção especial. Neste pior momento da pandemia, caso seja possível, é importante que as pessoas fiquem em casa. Caso saiam, que usem máscara o tempo todo e levem consigo o álcool em gel e façam a todo momento a higienização das mãos. Manter as mãos limpas e fazer uso das máscaras são aliados nesta luta contra a pandemia”, destacou Paula.

A higienização constante dos prédios públicos determinada pelo prefeito Leitinho é realizada com uma solução com hipoclorito de sódio, a popular água sanitária. Com auxílio de um pulverizador, servidores municipais fazem a aplicação da solução pelo piso, acentos e, entre outros locais, sempre visando o combate à propagação do novo coronavírus.

VÍRUS EM SUPERFÍCIES

As partículas virais liberadas junto com a saliva podem permanecer flutuando no ar por cerca de 40 minutos e até 2h30n. Os vírus que se depositam sobre uma superfície, dependendo das características dessa superfície, podem permanecer viáveis por algumas horas ou até dias. Estudo recente, publicado no New England Journal of Medicine, descobriu que o vírus é viável por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável, 24 horas em papelão e quatro horas em cobre. A quantidade de vírus existentes nas superfícies vai diminuindo com o passar das horas, reduzindo o risco de contaminação.

O mais importante é evitar tocar em superfícies com as quais muitas pessoas têm contato, o que inclui mesas, bancadas, maçanetas, interruptores, telefones, teclados, torneiras etc. A limpeza das superfícies com desinfetante ou sabão é muito eficaz. Caso tocar nesses locais, é importante lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel.