in

Praça Central recebe Expoafro, Banda na Feira de Artesanato e Flashback Caipira neste final de semana

Para celebrar o mês da Consciência Negra, a Diretoria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Odessa promove nesta sexta-feira (26/11) a ExpoAfro – Feira Especial de Arte e Cultura

praca-central-recebe-expoafro-banda-na-feira-de-artesanato-e-flashback-caipira-neste-final-de-semana-jno

Nova Odessa terá mais um final de semana animado. Três eventos estão programados para a Praça Central José Gazzetta: 1ª ExpoAfro, nesta sexta (26/11), apresentação da Banda Municipal na Feira do Artesanato deste sábado (27/11) e o “Flashback Caipira” no domingo (28/11 à tarde). Arte e cultura são o mote das atividades, que proporcionarão ao público música, exposição e venda de artigos artesanais, além de opções gastronômicas variadas.

“Novamente Nova Odessa oferece vários eventos culturais à população, ótimas oportunidades de Cultura e lazer neste final de semana. Nossa Diretoria de Cultura tem procurado fomentar cada dia mais estas atividades tão importantes para a comunidade novaodessense, ainda mais nesse momento de retomada gradual das ações”, destacou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

 

AFRO

Para celebrar o mês da Consciência Negra, a Diretoria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Odessa promove nesta sexta-feira (26/11) a ExpoAfro – Feira Especial de Arte e Cultura. O evento acontece no entorno do palco, a partir das 19h, e é aberto à população em geral. O objetivo é homenagear a cultura afro-brasileira e dar visibilidade aos artistas negros locais. Na programação, apresentações de capoeira, shows de rap e pagode, poesia, exposições de artes e artesanato afro.

Durante o evento, artistas – artesãos e grafiteiros – vão expor e comercializar peças, entre elas artigos de artesanato em madeira, biojoias, moda afro-brasileira, turbantes, bonecas de pano e desenhos e caricaturas e etc.

Pratos como acarajé, salgados, pastéis e outros serão parte da gastronomia típica comercializada no local. Com a retomada gradual dos eventos, o uso de máscaras segue sendo obrigatório em Nova Odessa, e o evento respeitará as medidas de distanciamento social, exceto no momento do consumo de gêneros alimentícios.

Uma das exposições será o ensaio fotográfico Projeto Dandara, do fotógrafo novaodessense Jonas Souza, dedicado exclusivamente às mulheres negras, que estreou no Dia da Consciência Negra e reflete a força, a beleza e o empoderamento delas.

 

FEIRA E SHOW

No sábado (27/11), a Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, mantida pela Prefeitura e regida pelo maestro Márcio Beltrami, se apresenta a partir das 10h no palco da Praça Central, com repertório formado por clássicos da música popular brasileira e internacional.

A ideia é divulgar e valorizar a MPB, mas com algumas seleções internacionais – entre elas “Brasileirinho”, “Eu Só Quero Um Xodó”, “Aquarela do Brasil”, “Trem das Onze”, “Clássicos do Sertanejo”, “Na Baixa do Sapateiro”, “Queen In Concert” e “Seleção Gleen Miller”.

É a terceira vez neste ano que a Banda se junta à Feira de Artesanato – que acontece todo segundo e quarto sábados do mês –, visando fomentar ainda mais a cultura da cidade. A partir das 9h, os artesãos vão expor e comercializar seus produtos na praça, que conta também com um espaço pago com brinquedos infláveis e cama elástica para as crianças.

 

FLASHBACK CAIPIRA

Quem aprecia música sertaneja – também conhecida como “sofrência” – não deve perder neste domingo (28/11) o “Flashback Caipira”. O evento, uma mistura de sertanejo e brega, acontecerá das 17h às 22h, na Praça José Gazzetta. A realização é de José Ferreira, com o apoio da Prefeitura de Nova Odessa, por intermédio da Diretoria de Cultura.

A atração do domingão fica por conta do show do Mc DiMauru, que promete agitar o público com músicas que até hoje são cantadas por todas as idades. No repertório – de Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo a Zezé Di Camargo & Luciano. E se é brega, não poderiam ficar de fora Amado Batista, Reginaldo Rossi e outros. Uma equipe de locação de brinquedos garantirá entretenimento às crianças até as 20h, com cama elástica e brinquedos infláveis, como castelinho e tobogã.