Praça Central de Nova Odessa ganha ‘pinheiro de Natal’ de cinco metros

De acordo com a diretora de Meio Ambiente do município, Aryhane Massita, a árvore foi cultivada por um morador do Jardim Planalto e doada à Administração Municipal

Um pinheiro tuia de aproximadamente cinco metros de altura é a nova atração da Praça José Gazzetta, em Nova Odessa. A árvore, mais conhecida como pinheiro de Natal, foi plantada na manhã desta desta quinta-feira (12) pela Prefeitura e faz parte do processo de revitalização da área de lazer, que foi iniciado em abril e deve ser concluído em outubro.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente do município, Aryhane Massita, a árvore foi cultivada por um morador do Jardim Planalto e doada à Administração Municipal. O transplante da tuia, que pode atingir até 12 metros de altura, envolveu funcionários das diretorias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Parques e Jardins.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, acompanhou o transplante da árvore e manifestou sua gratidão ao morador pela doação. “A árvore está lindíssima, foi muito bem cuidada. Com certeza, será mais um diferencial no nosso próximo ‘Um Sonho de Natal’”, afirmou Andréa, referindo-se ao projeto idealizado por ela e lançado em dezembro, no município, com ampla programação cultural e artística.

Foi o segundo transplante de árvore feito esta semana na cidade. Na quarta-feira (10), funcionários da Administração transplantaram três palmeiras na rotatória de acesso à Avenida Brasil, na Rodovia Astrônomo Jean Nicolini. As plantas, da espécie triangular, foram doadas por um comerciante do Parque Residencial Francisco Lopes Iglesia.

PARAÍSO DO VERDE. O adensamento da arborização e o cuidado com o meio ambiente têm sido prioridades em Nova Odessa, nos últimos seis anos. Na última quinta-feira (4), a Prefeitura iniciou o plantio de 120 novas mudas na Avenida Ampélio Gazzetta, no trecho final do Corredor Metropolitano, no sentido Americana, a partir do cruzamento com a Avenida Brasil. A ação começou com 40 unidades e continua esta semana com outras 80.

No final de junho, a Prefeitura executou a revitalização dos canteiros da Avenida João Pessoa, no trecho compreendido entre a Rua Aristides Bassora e a Academia Corpo & Energia, onde foram plantadas 58 novas árvores. O jardim do Fórum também recebeu cuidados especiais e mais nove mudas apropriadas para o local.

Somente nos canteiros da avenida foram plantadas 50 palmeiras médias, quatro palmeiras imperiais e quatro quaresmeiras. Já o Fórum recebeu três palmeiras, quatro ipês brancos e dois ipês de jardim. No total, o trecho de aproximadamente 350 metros recebeu 67 árvores.