in

Postos de saúde terão agenda aberta para coleta de Papanicolau nesta quinta-feira

Ação acontecerá nas unidades do São Jorge e jardim Alvorada

Todas as ações são gratuitas. A UBS 2 fica na rua São Paulo, 65, no jardim São Jorge. Já a UBS 5 fica na rua das Imbuias, 355 e a UBS 1 na avenida Carlos Botelho, 3, no Centro.

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa preparou uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira, dia 08. Médicas generalistas estarão a postos para atender as pacientes sem necessidade de agendamento prévio. A ação acontecerá, no período da manhã, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do jardim São Jorge e jardim Alvorada.

“Aproveitamos a comemoração da data para fazer esta ação que é de conscientização e prevenção. As pacientes poderão realizar exame Papanicolau sem necessidade de agendamento. Elas serão atendidas pelas médicas cubanas, que solicitarão outros exames também caso necessário”, explicou a responsável pela Atenção Básica, enfermeira Ana Rúbia de Matos.

Segundo ela, pacientes que comparecerem nestas UBSs durante o dia poderão passar por atendimento com os profissionais. “Além disso, nossa equipe estará pronta para outras orientações e encaminhamentos necessários”, disse.

“É uma ação preventiva de extrema importância. Temos desenvolvido cada vez mais em nossa cidade ações de orientação, para detectar possíveis doenças o mais precoce possível”, disse o secretário interino de Saúde, André Faganello.

Além da agenda aberta nas unidades do São Jorge e Jardim Alvorada, na UBS 1, no Centro, a data será celebrada com um café da manhã especial. “Teremos palestras com especialistas em obstetrícia e saúde da mulher, além de aula gratuita de zumba para mulheres”, explicou o encarregado de planejamento em saúde, enfermeiro André Roberto Barros.

Todas as ações são gratuitas. A UBS 2 fica na rua São Paulo, 65, no jardim São Jorge. Já a UBS 5 fica na rua das Imbuias, 355 e a UBS 1 na avenida Carlos Botelho, 3, no Centro.