Portaria e recinto do Parque Ecológico de Nova Odessa são revitalizados

A revitalização está sendo realizada por funcionários do Zoológico com apoio da Diretoria de Parques e Jardins

O Parque Ecológico ‘Isidoro Bordon’ está de cara nova. A Prefeitura de Nova Odessa acaba de concluir a reforma da portaria, que recebeu novo telhado, com pilares de concreto, e ficou mais alta. Além da entrada, as intervenções atingem recintos e outras áreas do parque, que estão recebendo melhorias no paisagismo. A revitalização está sendo realizada por funcionários do Zoológico com apoio da Diretoria de Parques e Jardins.

Logo ao chegar no Parque Ecológico, um dos principais cartões-postais da cidade, o visitante já nota a diferença. “Construímos uma nova portaria. O pé direito era de madeira e apodreceu, e o telhado estava torto”, explica a médica veterinária Paula Faciulli, responsável pelo espaço, que tem a certificação de Zoológico pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Outro ponto recuperado é o recinto dos veados. De acordo com a veterinária, o espaço foi revitalizado com adaptações no piso e nova pintura em toda a estrutura. “Vamos plantar árvores frutíferas para melhorar ainda mais a ambientação dos animais”, afirma Paula.

O processo de manutenção do Zoológico de Nova Odessa é constante e consiste em limpezas periódicas e podas de árvores. As ações são realizadas por funcionários do parque com suporte das diretorias de Parques e Jardins e Meio Ambiente.

Por conta da deterioração natural, um plano de revitalização foi deflagrado no ano passado pela Administração. Os tucanos ganharam ‘casa’ nova, com mais espaço e novo layout para melhor aproveitamento da luz do sol e do ambiente. As aves chegaram ao parque depois de terem sido apreendidas pela Polícia Ambiental em situação de risco.

Os macacos-prego também foram contemplados pelas benfeitorias. O recinto que abriga a espécie foi todo reformado e ganhou melhorias. De acordo com a veterinária, as mudanças visam o conforto, segurança e lazer dos animais. Todas melhorias foram realizadas pela Administração Municipal com recursos próprios.

LAGOA
Além dos recintos, a lagoa do Parque Ecológico também passará por limpeza. A pedido do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica, do Governo do Estado) vai investir R$ 1,5 milhão em obras de desassoreamento no município, que incluem, também, o lago do Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa. O trabalho será executado em parceria com a Prefeitura.

VISITE!
O Zoológico possui cerca de 130 animais, de 15 espécies diferentes, como jacaré, jabuti, tigre d’água-brasileiro, gato-do-mato, anta, ema, macaco-prego, lobo-guará, cachorro-do-mato, sagui, veado e arara. A área de lazer recebe, em média, três mil visitantes por mês. Por meio de uma parceria entre Setor de Zoonoses, Defesa Civil e Polícia Ambiental, o espaço serve de abrigo provisório para animais vítimas de maus-tratos. O Parque fica aberto ao público de terça a domingo, das 7h às 17h. O endereço é Rua João Bolzan, 475, bairro Mathilde Berzin. O telefone para contato é o (19) 3466-0917.