in

Por segurança hídrica, Leitinho anuncia programa de recuperação de mananciais

Prefeito se reuniu com Rinaldo Calheiros, autor do Plano de Recursos Hídricos de Nova Odessa

jno

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), e o secretário municipal de Meio Ambiente, Parques e Jardins, o economista e consultor Walter Bonaldo Filho, receberam na manhã de terça-feira (05/01), no Gabinete, a visita do engenheiro agrônomo, consultor em Preservação de Recursos Hídricos e ex-pesquisador do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), doutor Rinaldo de Oliveira Calheiros, para debater a retomada do Plano de Recursos Hídricos do Município de Nova Odessa, que Calheiros desenvolveu ao longo dos últimos quatro anos.

Segundo o prefeito, a atual gestão planeja buscar agora recursos externos, inclusive dos órgãos da Bacia PCJ, para adotar as propostas do Plano, adquirido pela Prefeitura, visando garantir que a população da cidade tenha uma água de qualidade, que facilite o tratamento e garanta a distribuição ao longo das próximas décadas. A equipe técnica da secretaria também acompanhou a reunião.

Ao longo de quatro anos, Calheiros fez um levantamento de cada uma das nascentes de Nova Odessa e sua situação atual, incluindo localização geográfica georreferenciada. O objetivo final é viabilizar obras e medidas que garantam a manutenção ou recuperação de cada fonte de água bruta da cidade.

“Esse projeto é o começo da recuperação hídrica da cidade. É grande parte da função do Meio Ambiente, a de proteção dos nossos ricos mananciais. Vamos começar a ter capacidade de recuperação dos nossos mananciais e evitar situações de estresse hídrico, evitando assim qualquer risco de falta d’água no futuro. Nossa preocupação é com as pessoas, e a qualidade de vida das pessoas passa pela questão da água”, afirmou o prefeito logo após a reunião.

“É um compromisso do prefeito Leitinho, de olhar o meio ambiente de uma forma mais geral. O estudo do Rinaldo vem contribuir de forma técnica com esse programa de governo, com um atalho de trabalho. A secretaria também pretende reativar o Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e o Fundo Municipal de Meio Ambiente, para podermos receber recursos e fazer as obras necessárias de desassoreamento, recuperação de mananciais e drenagem urbana, deixando o município sustentável e novamente apto a receber novos investimentos privados”, acrescentou o secretário Bonaldo.

“O principal desse encontro é que saio daqui com a certeza de que o prefeito Leitinho pretende executar o programa descrito no Plano Municipal de Recursos Hídricos que elaborei, programa este que pode transformar Nova Odessa na primeira cidade brasileira efetivamente autossuficiente em água tratada, garantindo o desenvolvimento sustentável do município para as próximas gerações”, comentou o pesquisador.

CONHEÇA

Segundo a Plataforma Lattes, o autor do Plano, Rinaldo de Oliveira Calheiros possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (2000).

Foi pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas e tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, manejo de água, bacias hidrográficas, recursos hídricos e agricultura irrigada. Possui uma extensa produção bibliográfica na área e um total de 16 projetos de pesquisa desenvolvidos.

Já o novo secretário municipal de Meio Ambiente, Walter Bonaldo Filho, é economista formado pela Unicamp, com especialidade em Estrutura de Salários Urbanos e mais de 37 anos de experiência nas áreas pública e privada, tendo atuado em cargos de direção municipal, estadual e federal, com ênfase em negociações de financiamento externo junto ao BIRD (Banco Mundial) e ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e órgãos multilaterais de fomento. Foi consultor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e é consultor de empresas multinacionais e conglomerados nacionais.