in

Poneis solicita estudos para implantação de programa “IPTU Zero” em Nova Odessa

Implantado em Hortolândia em 2017, o projeto concede descontos de até 100% no IPTU e fortalece o comércio local

O vereador Avelino Xavier, o Poneis (PSDB), está estudando algumas frentes de projetos caso a cidade seja contemplada com o PMAT – Programa de Automatização Tecnológico. A ideia é utilizar o programa para melhorar a vida dos cidadãos novaodessenses.

Através de requerimento, o vereador solicita informações ao prefeito sobre a possibilidade de implantação de programa semelhante ao “IPTU Zero”, de Hortolândia.

Lançado em junho de 2017, o programa IPTU Zero em Hortolândia possui a finalidade de retomar o desenvolvimento econômico da cidade. O programa possui o Cartão IPTU Zero, e toda vez que o cidadão comprar no comércio local irá acumular créditos. Em Hortolândia, metade dos créditos deve ser utilizado para a quitação do imposto, podendo chegar até 100% do valor; 40% poderá ser utilizado como a pessoa quiser nos estabelecimentos credenciados e outros 10% irão para o Fundo de Redistribuição de Renda. “É uma medida interessante implantada em Hortolândia e que devemos estudar para nossa cidade. Todo mundo sai ganhando”, pontuou o vereador autor do requerimento.

A Prefeitura, ao emitir o carnê do IPTU, descontará automaticamente o valor acumulado durante o ano. Se o morador acumulou um valor igual ou maior que o do IPTU, estará isento do pagamento do imposto. Se for menor, pagará apenas a diferença.

“Esse projeto fortalece nosso comércio local, incentivando a população a comprar em Nova Odessa e garantindo descontos de até 100% no IPTU. Tudo gerenciado através do CPF e do cartão”, afirmou o vereador Poneis.