in

Poneis reforça necessidade de limpeza em área de antiga fábrica de travesseiros

Vereador faz Moção de Apelo à Prefeitura para limpar o local e cobrar o proprietário da área

O vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), está propondo uma Moção de Apelo à Prefeitura de Nova Odessa pela imediata limpeza do imóvel situado na esquina das ruas Porto Alegre e Cuiabá, onde havia uma fábrica de travesseiros, no jardim São Jorge. O local é alvo de descarte irregular de lixo e entulhos, gerando reclamações dos moradores próximos com relação aos transtornos ocasionados.

Poneis cita que há mais de um ano a Câmara pleiteia medidas de limpeza do local. O vereador tem pedido que a Prefeitura notifique o proprietário do imóvel, para que o mesmo realize o serviço e os reparos necessários. Anteriormente, a Secretaria de Meio Ambiente chegou a intimar o dono da área, conceder prazo e depois multar duas vezes por descumprimento. O parlamentar pede que as providências continuem.

Poneis pergunta da aplicação da Lei 2.883/2014, que dispõe sobre a penalidade aos autores de queimadas, despejos de resíduos e entulhos no município. O vereador pede urgência de medidas para amenizar o caso, enquanto os moradores próximos ao local sofrem com o aparecimento de animais peçonhentos e a presença de usuários de drogas nas proximidades.

Em janeiro, a Prefeitura divulgou que a Secretaria de Meio Ambiente autuou o proprietário do imóvel em R$ 5 mil, após seguidas notificações e a penalidade inicial de R$ 500, devido à falta de limpeza na área. A fábrica de travesseiros foi desativada em agosto de 2016 e demolida para, no futuro, dar lugar a um empreendimento imobiliário. A moção deve ser votada na sessão da Câmara da segunda-feira, dia 29.