Poneis aprova o ‘Dia do Bombeiro’ no calendário oficial de Nova Odessa

Projeto do vereador determina o dia 2 de julho como data especial e busca melhorias

Depois de contribuir para a instalação do CBVNO (Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Odessa), o vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), teve aprovado esta semana o projeto de lei que institui o ‘Dia do Bombeiro’ no calendário oficial do município. Segundo o parlamentar, é uma forma de “homenagear e valorizar” os profissionais que atuam na cidade voluntariamente.

“É uma data de reconhecimento pelo valoroso trabalho dessas pessoas que se dedicam e muitas vezes arriscam a vida para ajudar o próximo”, destaca Poneis. “E no caso de Nova Odessa”, acrescenta o vereador, “são trabalhadores voluntários”. A proposta autoriza a Municipalidade a lembrar da data em 2 de julho de cada ano, podendo realizar eventos comemorativos.

Líder da bancada do PSDB, Poneis é conhecido como o ‘pai’ dos bombeiros voluntários de Nova Odessa, por ter trabalhado junto ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) na busca por um modelo existente na cidade de Monte Mor, o que mais se encaixava com a realidade local. O CBVNO iniciou os trabalhos em junho de 2019, sediado na Rua Sigesmundo Andermann, no Jardim São Manoel.

A base auxilia o atendimento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Americana, dando apoio em incêndios, acidentes e ocorrências consideradas ‘menores’. Bombeiros voluntários são aqueles que pertencem a uma ONG (Organização Não-Governamental) ou Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), prestando serviços de atendimento a emergências públicas.

Um grupo de aproximadamente 20 profissionais da corporação novaodessenses acompanhou a sessão da Câmara nesta segunda-feira (dia 9), quando houve a aprovação, por unanimidade, do projeto de Poneis. “A instalação dos bombeiros foi uma luta nossa junto com o prefeito Bill”, ressalta o vereador. “Queremos valorizar essas pessoas e buscar melhorias também”, completa.

Anteriormente, Poneis entregou ofícios ao deputado estadual e presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Cauê Macris (PSDB), pleiteando ações em prol dos bombeiros. O vereador pede a destinação de recursos do Governo do Estado para a aquisição de veículo e equipamentos, de modo a contribuir para melhorar o trabalho dos voluntários na cidade.