Plantio de árvore e entrega de equipamentos marcam aniversário do Hospital Municipal

A árvore escolhida para ampliar a área verde do Hospital Municipal foi uma canelinha, espécie nativa da Mata Atlântica que proporciona muita sombra

A Prefeitura de Nova Odessa comemorou o aniversário de 32 anos do Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’, celebrado nesta segunda-feira (29), com o plantio de uma árvore e a entrega de equipamentos para a renovação da principal unidade hospitalar do município. Participaram do ato o secretários de Saúde, Vanderlei Cocato, o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza, o “Nenê Gás”, além de diretores municipais, voluntários e funcionários do hospital.

A árvore escolhida para ampliar a área verde do Hospital Municipal foi uma canelinha, espécie nativa da Mata Atlântica que proporciona muita sombra. “Nessa data tão importante para o município, nada mais apropriado do que plantar uma árvore no nosso hospital, já que Nova Odessa é conhecida como Paraíso do Verde”, afirmou o secretário.

Além dos secretários Cocato e Nenê Gás, acompanharam o plantio, realizado na na área externa do hospital, a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita; a diretora de Parques e Jardins, Neide Postigo, a “Neide do Feno”; o enfermeiro André Barros; além de funcionários da Administração Municipal e voluntários da unidade hospitalar.

Após o plantio, o secretário de Saúde entregou uma série de equipamentos para melhorar a estrutura do hospital. Foram entregues 20 poltronas hospitalares para acompanhantes da Clínica Médica, seis macas de suporte simples, duas macas de suporte avançado, além de cadeiras de rodas, mesas auxiliares, braçadeiras e suportes de soro.

Os equipamentos foram comprados com recursos repassados pelo Ministério da Saúde, fruto de emenda parlamentar no valor de R$ 350 mil apresentada pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB). “É a primeira vez que temos poltronas exclusivas para os acompanhantes. Eles passam muito tempo aqui e precisam do mínimo de conforto. Somos gratos ao deputado Macris pela oportunidade de melhorar o atendimento em nosso hospital”, disse Vanderlei Cocato, ao lado de funcionários da unidade.

Além dos equipamentos entregues nesta segunda-feira, a emenda permitiu a aquisição de uma moderna mesa para o Centro Cirúrgico, eletrocardiógrafos, usados para exame do coração; desfibriladores, empregados no restabelecimento do ritmo cardíaco de pacientes; e oxímetros de pulso, utilizados para medir o nível de oxigênio no sangue. Outros equipamentos estão sendo comprados para reforçar o atendimento no Hospital Municipal e nas UBS (unidades básicas de saúde).

32 ANOS

Inaugurado em 1987 pelo então prefeito Simão Welsh, o Hospital Municipal de Nova Odessa chega aos 32 anos em meio à maior reforma de sua história. Orçada em R$ 2,5 milhões, as mudanças estão sendo realizadas com recursos da iniciativa privada. Além de melhorias no Centro Cirúrgico, já foram entregues novas salas de espera para o Pronto-Socorro, Maternidade e Clínica Médica, consultórios, enfermaria e salas de procedimentos totalmente revitalizados. As obras, iniciadas no final do ano passado, preveem a modernização de todos os setores do hospital.