Plantão psicológico encerrou atividades do ‘Setembro Amarelo’ em Nova Odessa

O secretário Vanderlei Cocato lembrou que o mês foi inteiramente dedicado a campanhas de prevenção ao suicídio

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa encerrou as atividades do ‘Setembro Amarelo’ com um plantão psicológico realizado no sábado (28) no Ambulatório de Especialidades. Um grupo formado por 6 profissionais atendeu a população de forma gratuita e imediata. O secretário Vanderlei Cocato lembrou que o mês foi inteiramente dedicado a campanhas de prevenção ao suicídio.

Nos dias 16 e 19, a Secretaria de Saúde promoveu palestras sobre a depressão e medidas de prevenção ao suicídio. Uma delas foi ministrada pelo professor José Valter Montever, com o tema “Valorização da vida, acolhimento e prevenção!”. A temática foi relacionada às últimas estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde), que revelam que todos os anos cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio.

Na palestra, o professor focou no fato de que um ato de prevenção é prestar atenção nos sinais que podem ser indícios de um possível suicídio, estar atento se a pessoa se isola, fala sobre a morte, se está desanimada com a vida, falta de esperança, falta de autoestima e a outros fatores. Participaram da palestra a psicanalista Roseli Morais, coordenadora do Caps, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza.

Na sexta-feira (27), foi a vez dos servidores que atuam na Vigilância em Saúde do município participarem de uma palestra com o tema “Valorização da Vida”. “Nosso objetivo com essa palestra foi orientar e capacitar os profissionais da Vigilância em Saúde a tratarem o assunto em seus ambientes de trabalho e contribuir para que o tema seja encarado com menos tabu e mais visibilidade”, explicou a diretora do órgão, Priscila Peterlevitz.