in

Pichadores são detidos após serem flagrados por câmeras na Praça Central de Nova Odessa

Eles foram encaminhados à delegacia, autuados pela prática de crime ambiental – com base no artigo 65 da lei 9.605/1998 – e liberados

pichadores-sao-detidos-apos-serem-flagrados-por-cameras-na-praca-central-de-nova-odessa-jno

Dois jovens de 24 e 25 anos, residentes no Jardim Planalto e Jardim Europa, foram detidos na madrugada desta terça-feira (2) pela Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, após serem flagrados pelo sistema de videomonitoramento pichando bancos da Praça José Gazzetta, no Centro da cidade. Eles foram encaminhados à delegacia, autuados pela prática de crime ambiental – com base no artigo 65 da lei 9.605/1998 – e liberados.

Os pichadores foram flagrados por câmeras de segurança do município às 3h desta terça. Imediatamente, a Central de Controle da GCM acionou uma equipe e uma viatura se dirigiu à praça, que foi totalmente revitalizada no ano passado. No local, os guardas constataram a pichação em dois bancos localizados próximo ao palco, com a tinta ainda fresca.

Com os jovens, os patrulheiros encontraram um pincel tipo marcador e um tubo de tinta preta usados na pichação. O material foi apreendido e entregue à Polícia Civil. Participaram da ocorrência o inspetor Forti e o guarda civil municipal Corrêa. “Continuaremos atentos, monitorando a praça e outros pontos da cidade 24h por dia, para coibir a ação de vândalos e crimes de qualquer natureza”, afirmou o diretor da GCM, Nilton César Alves.

CASOS RECENTES. Em janeiro, a Justiça de Nova Odessa condenou os pais de três adolescentes flagrados pela Guarda Civil Municipal pichando uma placa de trânsito a ressarcirem a Prefeitura pelo dano causado ao patrimônio público. O caso aconteceu em novembro de 2016. Em dezembro do ano passado, um morador de Campinas foi flagrado pichando o novo palco da praça, detido e também acionado na Justiça. A Administração Municipal busca ainda, em outra ação, a condenação dos responsáveis por outros dois jovens flagrados pichando o palco da Praça Central José Gazzetta em 2016.

REFORMA. A Praça Central de Nova Odessa foi revitalizada em 2019, graças a uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada. As intervenções foram orçadas em R$ 850 mil e contemplaram troca do piso, obras de drenagem, acessibilidade, construção de rampa acessível ao palco, estacionamento interno atrás do palco, reforma do estacionamento externo, remodelação do palco, troca da iluminação por LED, intervenções paisagísticas e construção de salas para a Guarda Civil Municipal e de informações aos turistas.