in

Pesquisa destaca, mais uma vez, qualidade de vida em Nova Odessa

O bom resultado não causa estranheza, já que a área analisada atinge índices superiores a 700 pontos desde o início de 2017

Pesquisa divulgada ontem, dia 22, pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) mostra que Nova Odessa garantiu, mais uma vez, “Alto Grau de Satisfação” em qualidade de vida. O levantamento foi realizado no 4º trimestre de 2018. O bom resultado não causa estranheza, já que a área analisada atinge índices superiores a 700 pontos desde o início de 2017.

O segmento de “qualidade de vida”, analisado trimestralmente pela Indsat, busca compreender a percepção dos moradores sobre as condições de vida oferecidas por um município. Destaca o instituto que a qualidade de vida também pode ser relacionada a outras áreas do município, como segurança pública, geração de empregos, saúde e educação. Ao todo, 16 diferentes setores são pesquisados pela Insat.

Ainda de acordo com a pesquisa, o índice de satisfação, que chegou a 737 pontos no 4º trimestre de 2018, é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Os índices vão de 200 a 1.000 pontos e os segmentos recebem uma classificação de acordo com a pontuação obtida. Foram entrevistados 400 moradores na cidade.

Do total de entrevistados, 66% disseram que a Qualidade de Vida de Nova Odessa é “ótima” ou “boa”. Outros 27% responderam que é “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 7%. O estudo também mostrou que pessoas com mais de 50 anos de idade são as mais satisfeitas com a qualidade de vida. “Quando a escolaridade dos entrevistados é analisada, a satisfação é maior entre pessoas com Ensino Superior”, traz a pesquisa.

ALTOS ÍNDICES

O “Alto Grau de Satisfação” é atribuído aos segmentos que registram entre 650 e 799 pontos. Neste trimestre, o índice da qualidade de vida de Nova Odessa mostrou consolidação mais uma vez. Durante os quatro levantamentos realizados em 2017, os índices de satisfação variaram entre 703 e 760 pontos. Já em 2018, a qualidade de vida iniciou primeiro semestre do ano com pontuações entre 720 e 727 pontos. No 3º trimestre, o índice foi de 709 pontos.

Em dezembro, o Indsat divulgou pesquisa onde mostrou que Nova Odessa é a única cidade entre as 15 maiores da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com “grau de excelência” na qualidade da água. Nove em cada dez moradores da cidade estão satisfeitos com a qualidade da água que chega às torneiras.

No quesito abastecimento de água, Nova Odessa está em segundo lugar, também entre as 15 maiores cidades da região. De acordo com a pesquisa, 99% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com o serviço prestado pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa).