Pesquisa aponta Nova Odessa como a cidade com o melhor transporte público da RMC

Com esse resultado, o transporte público em Nova Odessa recebeu 679 pontos e foi classificado com o selo “Alto Grau de Satisfação”, no topo do ranking regional

Nova Odessa é a cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que encerrou 2019 com a maior nível de satisfação dos usuários do transporte público em relação ao serviço oferecido no município, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). O instituto ouviu 400 moradores do “Paraíso do Verde” no mês de dezembro e 54% deles classificaram o transporte público como “ótimo ou bom”, um salto de 12 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada no 3º trimestre de 2019, quando o índice ficou em 42%. Já o percentual de usuários que classificam o serviço em Nova Odessa como “ruim ou péssimo” despencou de 20% para 11% (o menor índice já registrado) entre o 3º e o 4º trimestre do ano passado.

Com esse resultado, o transporte público em Nova Odessa recebeu 679 pontos e foi classificado com o selo “Alto Grau de Satisfação”, no topo do ranking regional. Completam as cinco primeiras posições: Indaiatuba (678 pontos), Valinhos (670 pontos), Vinhedo (647 pontos) e Itatiba (643 pontos). Os 679 pontos recebidos por Nova Odessa também representam o melhor resultado já obtido pelo município desde que a pesquisa começou a ser realizada na cidade e está bem acima da média da RMC, que é de 584 pontos.

Carlos Edison Vaughan Júnior, responsável pelo Setor de Transporte da Prefeitura de Nova Odessa, ressalta que o resultado da pesquisa vem de encontro com informações coletadas pelo departamento junto aos usuários do transporte público na cidade. “O Setor de Transporte da Prefeitura de Nova Odessa realiza constantes pesquisas de satisfação junto aos usuários do transporte público. Nossos funcionários percorrem as linhas e conversam com os passageiros. Quando algum problema é detectado, imediatamente entramos em contato com a empresa responsável pelo serviço em busca da solução. Contudo, o que temos percebido nas últimas pesquisas que realizamos é uma satisfação dos usuários com o transporte aqui em Nova Odessa, assim como apontou a pesquisa Indsat”, explica ele.

Para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos, o Indsat possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. O “Alto Grau de Satisfação” é a classificação exclusiva dos segmentos que registram de 650 a 799 pontos. Além disso, o transporte público está entre os 10 melhores serviços avaliados em Nova Odessa.