in

Pedidos de Fatec, Parque Tecnológico e cursos são levados a Orçamento Estadual

Adriano Lucas Alves , Secretário-adjunto de Finanças e Planejamento de Nova Odessa, protocola sugestões em audiência

O secretário adjunto de Finanças, Adriano Lucas Alves (PSDB) visitou a nova sede do Jornal de Nova Odessa na manhã da última sexta-feira, dia 6. Na ocasião, o ex-vereador falou sobre o trabalho como secretário adjunto na pasta Finanças. “Estamos planejando para o futuro, mas fazendo no presente”, disse Adriano sobre os planos para o município.
Segundo o secretário adjunto, um dos desafios é diminuir os gastos e melhorar os mecanismos de arrecadação em Nova Odessa. Para isso, Adriano visitou todos os setores da administração municipal. “É necessário tomar decisões impopulares, as visitas nos permitiram ver onde era possível cortar gastos, esse tipo de decisão possibilita continuar, por exemplo, inaugurando escolas, creches e pagar em dia os servidores municipais, que é o que o governo Bill tem feito”, contou o ex-vereador.
Mais ações
A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) promoveu em Campinas, no último dia 15, a 13ª Audiência Pública do Orçamento 2018. Moradores e representantes da região administrativa, que tem mais de 90 cidades, apresentaram sugestões de emendas ao projeto orçamentário do Governo do Estado. O secretário-adjunto de Finanças e Planejamento de Nova Odessa, Adriano Lucas Alves, protocolou ofício com pedidos.
Enquanto representante do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, professor Adriano pediu a inclusão, no Orçamento Estadual, de recursos para a criação de uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) em Nova Odessa e de um Parque Tecnológico, nos moldes dos existentes em Campinas, além de uma oferta maior, pelo Estado, de cursos de qualificação profissional para os munícipes.
“São demandas apresentadas dentro das diretrizes oferecidas pelo Governo do Estado. É a oportunidade de levarmos, de maneira oficial, os pleitos do Município, dentro das prioridades possíveis de serem atendidas”, explica Lucas Alves. As solicitações foram oficializadas por escrito, além do secretário-adjunto de Finanças e Planejamento do Município ter utilizado o plenário da Câmara para discursar.
“Sabemos das dificuldades financeiras pelas quais o país passa e os reflexos ruins nas finanças, inclusive do Estado. No entanto, não podemos deixar de fazer os nossos pedidos”, pondera o secretário. “Estamos para inaugurar uma Etec (Escola Técnica Estadual), mas acredito que cabe uma Fatec. Também se faz necessário termos um Parque Tecnológico e mais cursos oferecidos pelo Estado”, completa.
A Alesp realiza as audiências para aprimorar a Proposta de Lei Orçamentária do ano que vem. As sugestões apresentadas serão coletadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, e a própria população terá a oportunidade de eleger aquelas que julgam mais urgentes. Elas podem se tornar emendas parlamentares e, se forem aprovadas pelo plenário da Assembleia Legislativa, terão contribuído para melhor distribuir os recursos do Orçamento do Estado de São Paulo.
No portal da Alesp é possível acompanhar todas as sugestões, tanto as apresentadas durante as audiências quanto as elaboradas on-line, para saber se a proposta foi convertida em emenda parlamentar da Comissão ou se foi incorporada ao Orçamento do Estado. Além disso, após a realização de cada Audiência Pública, há a publicação de notícias, vídeos e relatórios com o resumo das sugestões apresentadas. O link é o https://www.al.sp.gov.br/alesp/audiencia-publica/?id=100.