in

Passeios Histórico-Culturais da PMNO são um sucesso; novas edições acontecem neste sábado

passeios-historico-culturais-da-pmno-sao-um-sucesso-novas-edicoes-acontecem-neste-sabado-jno

No último sábado (07/05), moradores de Nova Odessa tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a História da cidade ao participarem de mais duas “viagens” do 1º Passeio Histórico-Cultural promovido pela Prefeitura. Os passeios são realizados pelo Departamento de Cultura e Turismo como uma das ações especiais da programação de comemoração dos 117 anos da cidade.

Com saída da Estação Ferroviária da Praça Central José Gazzetta, os passeios feitos em um trenzinho passaram por pontos importantes da História de Nova Odessa, com entradas em alguns dos recintos e paradas especiais em outros – como a Fazenda do Estado (sede do IZ – Instituto de Zootecnia), Jardim Botânico Plantarum, 1ª Igreja Batista da Fazenda Velha e Cemitério Municipal. Outros pontos apresentados na visita guiada foram a sede da Coden Ambiental, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e o Centro Cultural Herman Jankovitz.

Divulgado previamente por meio dos canais oficiais da Prefeitura, os passeios tiveram inscrições feitas de forma online, cujas vagas esgotaram rapidamente. Ao todo, 75 pessoas compareceram aos passeios deste primeiro sábado, tendo a primeira saída iniciada às 9h, com 39 participantes, e a segunda às 14h, com 40 participantes. Antes, no dia 03/05, uma “viagem experimental” havia sido promovida exclusivamente aos idosos do Clube da Melhor Idade da Prefeitura e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Os passeios do último sábado foram “guiados” pelo responsável pelo Departamento de Cultura, Carlos Pinotti Jr, e pela historiadora e professora Letícia Alkschbirs, que apresentou a história do 1º túmulo da cidade, e também os resultados de uma pesquisa das famílias que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, apresentando jazigos como os Gazzetta, Bassora, Thiene, Azenha e Jankovitz.

“Divulgamos o lançamento no site e nas redes sociais da Prefeitura e da Cultura, e em menos de três horas, esgotaram todos as vagas. Ficamos impressionados com as vagas sendo esgotadas tão rapidamente, é muito legal ver o interesse dos munícipes em conhecer um pouco da cultura da nossa cidade. Precisamos mais dessa participação deles”, comentou Carlos Pinotti Jr, que também se disse “feliz e satisfeito com a participação do público”.

Neste sábado, dia 14/05, acontecem duas novas edições do Passeio Histórico-Cultural de Nova Odessa, com partidas às 9h e às 14h. Todas as 100 vagas divulgadas para as estas duas saídas já foram preenchidas. O ponto de partida será, novamente, a Estação Ferroviária localizada na Praça Central José Gazzetta.

 

117 ANOS DE NOVA ODESSA

Em comemoração aos 117 anos de Nova Odessa, celebrados no dia 24/05, a Prefeitura de Nova Odessa, por determinação do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, organizou uma programação para todo o mês focada nas famílias novaodessenses, com diversas atividades para todos os públicos e classes.

O destaque será a Festa de Aniversário marcada para os dias 27, 28 e 29 de maio (sexta, sábado e domingo), na Praça dos Três Poderes, com entrada gratuita, grandes shows musicais no palco, festival gastronômico e Feira de Artesanato, além de muitas atrações para todos os públicos.

Para conferir a programação completa de atividades comemorativas durante todo o mês de maio, os munícipes podem acessar a agenda dos 117 anos de Nova Odessa através do site www.novaodessa.sp.gov.br/117anos.