in

‘Parcerias Municipais’: Nova Odessa recebe prêmio por desempenho na área de segurança

A entrega do prêmio contou com a presença do governador João Doria

parcerias-municipais-nova-odessa-recebe-premio-por-desempenho-na-area-de-seguranca-jno

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza recebeu na tarde desta segunda-feira (14), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o Prêmio Parcerias em Ação, entregue pelo Governo do Estado a cidades com boas performances nas áreas de Saúde, Educação e Segurança. Na primeira edição da premiação, promovida por meio do programa Parcerias Municipais, Nova Odessa foi reconhecida pela redução do índice de roubos. A entrega do prêmio contou com a presença do governador João Doria.

Bill recebeu o prêmio das mãos dos secretários estaduais de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos. Também participaram da premiação os secretários de Educação, Rossieli Soares, e de Saúde, Jean Gorinchteyn. O comandante da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, Benvindo Osmar, também participou da cerimônia. Como premiação, Nova Odessa assinará um convênio com o governo estadual no valor de R$ 250 mil para ser investido na área da segurança.

O programa Parcerias Municipais foi lançado em 2019 com objetivo de intensificar a cooperação entre o Estado e os municípios paulistas, de forma a incrementar a execução das políticas públicas localmente, respeitando as peculiaridades, desafios e vocações de cada cidade. A meta do Governo de SP é investir no desenvolvimento regional mediante ações em áreas essenciais como Saúde, Educação e Segurança Pública. A iniciativa está em consonância com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 e tem respaldo no Plano Plurianual do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023.

A entrega dos prêmios marca o fim da primeira fase do programa, que conta atualmente com a adesão de 563 cidades paulistas, que elaboraram 8.826 planos e realizaram 18.808 ações. Para a escolha dos premiados foram avaliados itens como evolução do município, engajamento no Programa e execução dos planos de ação.

De acordo com estatística divulgada pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), Nova Odessa contabiliza queda de 51,6% no número de roubos, no acumulado entre janeiro e outubro. Cinquenta e oito vítimas registraram queixa na Polícia Civil em 2020. No ano passado, foram 120 ocorrências nos primeiros dez meses.

Estudo divulgado em agosto pelo Instituto Sou da Paz apontou o ‘Paraíso do Verde’ como o município com o menor Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e o terceiro entre as 645 cidades do Estado.