in

‘Parada Poética’ traz o rapper Rashid para sarau literário em Nova Odessa

O convidado do organizador do evento, Renan Inquérito, é um dos principais nomes do rap nacional

O sarau literário ‘Parada Poética’, realizado há cinco anos mensalmente em Nova Odessa, terá novamente uma atração especial nesta segunda-feira, dia 13. O convidado da vez é o rapper Rashid, um dos mais importantes do rap brasileiro na atualidade. O trabalho é realizado pelo novaodessense Renan Inquérito, reconhecido como um dos melhores letristas nacionais de rap, fundador do grupo Inquérito.

Renan é reconhecido no país e até no exterior pelo trabalho com literatura, poesia e reabilitação social em instituições que abrigam menores infratores. A ‘Parada Poética’ ocorre todo mês na Estação Cultura,  que foi toda revitalizada, sendo um sarau voltado à interação do público e a literatura considerada ‘periférica’. O trabalho já foi premiado pelo Ministério da Cultura e circula pelo país com edições itinerantes.

Convidado da edição do dia 13 de agosto, Rashid tem uma história consolidada e grande respeito de público e da mídia por suas escritas. Em 2018, lançou o primeiro livro, “Ideias que rimam mais que palavras – Vol. 1”, com o qual tem visitado feiras de literatura por todo o país, como a Bienal do Livro de São Paulo. No sarau, vai interagir com o público, fazendo rimas na hora e também terá sessão de autógrafos do livro.

Renan e Rashid também têm parceria na música, como a colaboração na faixa “Turbulência”, no disco mais recente do grupo Inquérito, lançado em março. Ambos seguem agenda de shows pelo país com os trabalhos novos: Inquérito (“Tungstênio”) e Rashid (“Crise”). “É mais uma presença ilustre da ‘Parada Poética’, que agita Nova Odessa e região”, cita o secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta.

Mais

A agenda cultural de Nova Odessa continua na próxima quinta-feira, dia 16, com sessão gratuita de cinema a partir das 20h no Teatro Municipal Divair Moreira. Haverá a exibição do filme “O Menino da Porteira”, pelo projeto Pontos MIS, uma parceria da Prefeitura com a Secretaria Estadual de Cultura e o Museu da Imagem e do Som. No dia 30, às 20h, terá mais uma exibição do filme.

No dia 21 haverá nova Contação de Histórias na Biblioteca Municipal, a partir das 10h. Na mesma data, às 20h, tem início o ‘Festival de Teatro Estudantil’. O evento será realizado também nos dias 22 e 24 no Teatro Municipal Divair Moreira. O principal ponto de difusão cultural de Nova Odessa recebe ainda, no dia 26, o show de comédia ‘stand up’ do humorista novaodessense Rodrigo Peluca.

Por fim, no dia 27 tem nova edição do projeto ‘Música na Varanda’, com a apresentação artística de Achille Nicola Fosco, a partir das 20h, no Casarão da Cultura ‘Herman Jankovitz’. “São atrações culturais gratuitas e diversas, para atender a vários públicos no município”, completa Levi Tosta. A Estação Cultura de Nova Odessa fica anexa à Praça Central José Gazzetta, na Avenida Carlos Botelho.