Para salvar o planeta, alunos fazem ‘pacto’ por ações sustentáveis

Após serem convidados a salvar o planeta, os alunos elencaram ações que já desenvolvem no dia a dia e deram sugestões de medidas sustentáveis que podem ser adotadas

Estudantes do 3º ano da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) ‘Vereador Osvaldo Luiz da Silva’, no Jardim Marajoara, foram convidados a salvarem o planeta pelo secretário-executivo do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Fábio Orsi. O convite foi feito durante palestra ministrada aos alunos, na segunda-feira (11). A atividade faz parte do Programa Municipal de Educação Ambiental, desenvolvido pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente dentro do Programa Município VerdeAzul, iniciativa estadual para estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

Na conversa com os alunos, o secretário-executivo do Consimares apresentou técnicas e práticas sustentáveis que podem ser adotadas no cotidiano dos estudantes em relação ao uso da água, à destinação correta do lixo, à coleta seletiva e economia de energia. Após serem convidados a salvar o planeta, os alunos elencaram ações que já desenvolvem no dia a dia e deram sugestões de medidas sustentáveis que podem ser adotadas.

“Quanto mais cedo abordarmos com as crianças questões relacionadas ao meio ambiente, maiores serão as chances de despertarmos a consciência pela preservação. O Programa de Educação Ambiental é para ser trabalhado em todos os segmentos. Queremos que os moradores de Nova Odessa desenvolvam uma mentalidade sustentável e que nossas crianças já cresçam com essa mentalidade”, afirmou a professora Meria Brito de Jesus, uma das interlocutoras do Programa Município VerdeAzul na cidade.

O cronograma 2020 de educação ambiental nas escolas da rede municipal foi iniciado na escola do Jardim Marajoara, na semana passada, com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.