Para salvar o planeta, alunos fazem ‘pacto’ por ações sustentáveis

Após serem convidados a salvar o planeta, os alunos elencaram ações que já desenvolvem no dia a dia e deram sugestões de medidas sustentáveis que podem ser adotadas

Estudantes do 3º ano da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) ‘Vereador Osvaldo Luiz da Silva’, no Jardim Marajoara, foram convidados a salvarem o planeta pelo secretário-executivo do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Fábio Orsi. O convite foi feito durante palestra ministrada aos alunos, na segunda-feira (11). A atividade faz parte do Programa Municipal de Educação Ambiental, desenvolvido pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente dentro do Programa Município VerdeAzul, iniciativa estadual para estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

Na conversa com os alunos, o secretário-executivo do Consimares apresentou técnicas e práticas sustentáveis que podem ser adotadas no cotidiano dos estudantes em relação ao uso da água, à destinação correta do lixo, à coleta seletiva e economia de energia. Após serem convidados a salvar o planeta, os alunos elencaram ações que já desenvolvem no dia a dia e deram sugestões de medidas sustentáveis que podem ser adotadas.

Publicidade
AllGo Locação de Impressoras

“Quanto mais cedo abordarmos com as crianças questões relacionadas ao meio ambiente, maiores serão as chances de despertarmos a consciência pela preservação. O Programa de Educação Ambiental é para ser trabalhado em todos os segmentos. Queremos que os moradores de Nova Odessa desenvolvam uma mentalidade sustentável e que nossas crianças já cresçam com essa mentalidade”, afirmou a professora Meria Brito de Jesus, uma das interlocutoras do Programa Município VerdeAzul na cidade.

O cronograma 2020 de educação ambiental nas escolas da rede municipal foi iniciado na escola do Jardim Marajoara, na semana passada, com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.