in

Pais de alunos reclamam da qualidade dos materiais que compõem kit escolar

Jornal de Nova Odessa recebeu fotos de alguns produtos que integram o kit; lápis de cor já quebrado, cola sem bico e falta de lápis triangular para as crianças do ensino infantil estão entre as reclamações

jno

 

A Secretaria de Educação nem bem terminou o trabalho de entrega dos kits escolares para os alunos da rede municipal de ensino e a qualidade dos produtos que chegaram até os estudantes já vem sendo alvo de reclamações por parte dos pais e responsáveis. Nesta sexta-feira, o JNO recebeu diversas fotos que foram encaminhadas via WhatsApp com itens que fazem parte dos kits. As reclamações vão desde tubo de cola “sem bico” – o que provoca desperdício do produto e dificulta o manuseio por parte das crianças -, lápis de cor que foi entregue já quebrado na caixa, falta de lápis “triangular” para alunos do ensino infantil, além de lápis, borracha e apontadores de “segunda linha”, dizem os responsáveis pelos alunos.
A mãe de uma aluna que já recebeu o kit e que, temendo represálias, pediu para não ser identificada, disse que esperava materiais de uma qualidade superior, até mesmo por conta da demora por parte da Prefeitura em entregar os produtos. No ano passado, a Administração não entregou o kit aos alunos e neste ano, a entrega só foi feita nesta semana, ou seja, no início do segundo semestre do ano letivo. “Pra dizer a verdade, eu fiquei bem surpresa com esse kit. Uma borracha bem fraquinha, apontador que só quebra a ponta do lápis, que também não é bom. Pela demora, né, pra entregar o kit, eu confesso que achava (sic) que as crianças receberiam produtos bons, mas não foi o que aconteceu não”, reclamou a técnica em enfermagem que procurou à redação do JNO. “O lápis de cor já veio com as pontas quebradas, pelo menos a caixa que meu filho recebeu. A gente vê que o lápis de escrever não é de boa qualidade, bem ruim mesmo. Não vai durar nada. E a cola também não tem aquele bico que a gente sempre vê nas outras. A criançada vai desperdiçar tudo rapidinho e os pais vão ter que comprar, pode escrever ai”, criticou outra mãe de aluno da rede municipal, que enviou foto do tubo de cola ao JNO.

OUTRO LADO
Procurada pela reportagem do JNO para comentar a reclamação das mães em relação a qualidade dos materiais do kit escolar, a prefeitura não quis se manifestar.
Em release divulgado nesta semana, a Prefeitura informou que investiu R$ 902 mil nos kits escolares deste ano. “São 1,2 mil kits para as crianças dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil, ou creches), 1,2 mil kits para os alunos das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil, ou pré-escolas) e 3,2 mil kits para os alunos do Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano). No caso das EMEIs e EMEFs, os kits incluem bolsa e estojo personalizados”, explicou a Administração. “Havia a expectativa de entregar os kits no primeiro semestre, mas enfrentamos problemas com o certame, finalmente superados. E tem um diferencial neste ano, algo que não existia, que são os kits para as creches. Sabemos que é um material necessário, que chega num bom momento, garantindo os itens que os professores precisam trabalhar em sala de aula até o final deste ano. E está garantido o kit já no início do próximo ano”, afirmou José Jorge Teixeira, secretário de Educação.