in

Nova Odessa tem aumento nos casos de roubos, estupros, furto de veículos e lesão corporal

Estatística foi divulgada esta semana pela Secretaria Estadual da Segurança e os dados são referentes aos oito primeiros meses do ano; procurada, prefeitura não se manifestou

ova-odessa-tem-aumento-nos-casos-de-roubos-estupros-furto-de-veiculos-e-lesao-corporal-jno
foto: agBR

Nova Odessa registrou, nos oito primeiros meses deste ano – ante o mesmo período do ano passado – aumento nos casos de lesão corporal, estupro de vulnerável, furtos de veículos e roubos em geral. Os dados foram divulgados nesta semana pela SSP (Secretaria Estadual da Segurança Pública). Os percentuais de elevação foram de 23,7% (lesão corporal); 16,6% (estupro de vulnerável); 12,7% (furto de veículos) e 4,4% (roubos em geral). A reportagem solicitou, ainda na segunda-feira, uma posição da prefeitura sobre os números divulgados pelo Estado, mas não houve resposta até o fechamento da edição.

O maior aumento em Nova Odessa entre os delitos analisados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública foi em relação aos casos de lesão corporal, que passaram de 97 entre janeiro e agosto de 2020, para 120 nos oito primeiros meses deste ano, o que representa um crescimento de 23,7%. O crime de lesão corporal está inserido no capitulo dos crimes contra a vida, no artigo 129 do Código Penal, que pune a conduta de alguém ofender a integridade física ou a saúde de outra pessoa. Para o caso de delito em ambiente doméstico, contra pessoa portadora de deficiência, a pena também é aumentada em 1/3.

Em relação aos casos de estupro de vulnerável, os casos passaram de seis para sete entre os períodos analisados, ou seja, aumento de 16,6%. Recentemente, o Jornal de Nova Odessa mostrou que, do total de estupros cometidos em Nova Odessa ao longo do primeiro semestre deste ano, 85% deles foram contra menores de idades, enfermos ou deficientes físicos. Dos sete casos registrados na Polícia Civil de janeiro a junho, seis foram contra os chamados “vulneráveis”. Na comparação com o mesmo período de 2020, as ocorrências desta natureza simplesmente triplicaram, passando de dois para seis casos.

Já as ocorrências de furto de veículos saltaram de 47 para 53 entre janeiro e agosto de cada ano, o que representa um crescimento de 12,7%; e os casos de roubos passaram de 45 para 47 no mesmo período, um aumento de 4,4%. Quando a comparação é feita apenas entre os meses de agosto de 2020 e 2021, Nova Odessa, segundo a SSP, registrou aumento nos seguintes delitos: roubos (de 4 para 7); roubo de veículos ( de 0 para 1); furtos (de 27 para 29) e furtos de veículos (de 6 para 9).