in

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde de Nova Odessa intensifica realização de exames preventivos

De acordo com a pasta, devem ser realizados aproximadamente 800 procedimentos

de-acordo-com-a-pasta-devem-ser-realizados-aproximadamente-800-procedimentos-jno

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa está chamando mulheres cadastradas na rede municipal de saúde para a realização de uma série de exames preventivos. A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mana e dos cuidados com a saúde da mulher. De acordo com a pasta, devem ser realizados aproximadamente 800 procedimentos.

Os exames de mamografia, ultrassom de mama e ultrassom transvaginal – eficazes no diagnóstico de cistos, tumores e doenças ginecológicas – estão sendo realizados pela Multivida Diagnóstico por Imagem, vencedora da licitação aberta pela Prefeitura. Para atender as pacientes em horários flexíveis, a empresa – instalada na Avenida João Pessoa, no Centro da cidade – disponibilizou uma agenda especial aos sábados.

O secretário de Saúde do município, Vanderlei Cocato, a secretária-adjunta Solange Strozzi e a primeira-dama Andréa Souza acompanharam o início dos exames, no último dia 10. Eles foram recebidos pela médica radiologista Clarissa Noronha. “Os exames estão sendo realizados em horários espaçados e com total flexibilidade para as pacientes. Além da comodidade, tiramos o fluxo do Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’, eliminando qualquer possibilidade de aglomeração”, afirmou Vanderlei Cocato. A primeira-dama destacou a importância da iniciativa.

“Por conta da pandemia do novo coronavírus, muita gente deixou os exames de rotina de lado. Essa ação é uma grande oportunidade para as mulheres colocarem os exames em dia e cuidarem da saúde”, comentou Andréa Souza, que é presidente do Fundo Social de Solidariedade. De acordo com a Secretaria de Saúde, os agendamentos estão sendo realizados pela Craec (Central de Regulação de Exames e Consultas) e comunicados às pacientes pelas UBS’s (unidades básicas de saúde). “Os exames estão sendo marcados com base na lista de espera”, explicou o ginecologista e mastologista Emerson Assis, regulador da rede. Outro procedimento que tem sido intensificado – este realizado diretamente nas unidades básicas de saúde – é o papanicolau, exame de prevenção ao câncer de colo de útero. Em função da pandemia, os exames haviam sido suspensos em março, mas foram retomados em setembro e intensificados este mês. “Além disso, estamos agilizando consultas com ginecologistas em todas as UBS’s e promovendo a conscientização por meio de cartazes e da interação das nossas equipes com as pacientes”, disse o secretário de Saúde. Embora o foco da ação seja zerar a fila de espera na rede municipal, Vanderlei Cocato garante que os novos pedidos de exames também serão atendidos. “Intensificamos a realização dos procedimentos para pontuar o Outubro Rosa, mas a atenção à saúde da mulher é permanente. A paciente pode procurar a unidade de saúde e agendar consulta com o especialista, que vai solicitar os exames necessários”, completou Cocato.