in

Oséias quer convocar secretária-interina para prestar esclarecimentos sobre as ambulâncias

Vereador protocolou requerimento na Câmara, mas a discussão foi prejudicada por conta da redução no expediente da sessão de ontem em razão da votação do Plano Plurianual

porta-de-ambulancia-e-amarrada-com-lencol-para-impedir-queda-de-paciente-gravida-jno

O vereador Oséias Domingos Jorge (DEM) quer que a secretária-interina de Saúde, Sheila Moraes, seja sabatinada pelos vereadores sobre a situação das ambulâncias municipais. O requerimento convocando a servidora pública foi protocolado e estava previsto para ser votado ontem, contudo, em razão da diminuição no expediente da sessão por conta da votação do Plano Plurianual, isso só acontecerá na próxima semana. Além deste, outros dois requerimentos foram apresentados por outros vereadores (Paulo Bichof e Márcio Rebeschini) solicitando informações sobre os veículos que fazem o transporte de pacientes na cidade.

A precariedade das ambulâncias municipais veio à tona na semana passada, por conta de três episódios diferentes. No dia 18, segunda-feira passada, um vídeo que circulou nas redes sociais mostrou um paciente idoso sendo transportado para Sumaré fora do banco e sem cinto de segurança. No dia seguinte, o presidente do Sindicato dos Servidores, Adriano José do Carmo Rosa, esteve no Setor de Ambulância e denunciou veículos com pneus carecas, problemas na suspensão e parabrisa. Mas o ápice aconteceu na sexta-feira, dia 22, quando uma foto também viralizou nas redes sociais mostrando as portas traseiras de uma ambulância amarradas com lençol. Dentro do veículo, estava uma paciente gestante que era levada para o Hospital Estadual de Sumaré.

Além da secretária-interina, o requerimento de Oséias convoca também a Diretora da Vigilância em Saúde e o Coordenador das Ambulâncias. A ideia inicial é de que eles sejam ouvidos no dia 29 de novembro, às 14h. “Além das irregularidades apontadas, este vereador subscritor esteve presente no setor e verificou o mau estado interno das ambulâncias”, afirma Oséias. “Considerando a gravidade dos fatos que estão sendo reiteradamente retratados nas mídias socias e na imprensa local, envolvendo a precariedade das ambulâncias, requeiro aos nobres pares, na forma regimental e após ouvido o Plenário, que aprovem o encaminhamento de ofício ao Chefe do Executivo, solicitando se digne convocar a Secretária-Adjunta Interina da Saúde, a Diretora da Vigilância em Saúde e o Coordenador do Setor de Ambulância, para prestar informações sobre as ambulâncias da rede municipal de Saúde (próprias e locadas)”, completa o vereador.