in

Oficinas de beleza abrem oportunidades de trabalho a mulheres em Nova Odessa

O Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa formou 31 pessoas e iniciou mais 20

Trinta e uma mulheres de Nova Odessa receberam na semana passada o certificado de conclusão de oficinas de qualificação em Manicure/Pedicure e Maquiagem. A capacitação é oferecida gratuitamente pela Prefeitura, através de convênio do Fundo Social de Solidariedade e da Diretoria de Gestão Social e Cidadania com a empresa Acta. Além disso, mais 20 pessoas iniciaram a qualificação em auxiliar de cabeleireiro.

A oficina é realizada no espaço da ‘Escola de Beleza’, viabilizada por convênio com o Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo). A primeira-dama e presidente do Fundo Social do Município, Andréa Souza, deu as boas-vindas às participantes da oficina de auxiliar de cabeleireiro e entregou os certificados às formadas em Manicure/Pedicure e Maquiagem.

A maquiadora e técnica em Estética, Amanda Brandão, foi a professora de Maquiagem, enquanto a esteticista Rosi Lobão, ministrou as aulas de Manicure e Pedicure. Já a cabeleireira profissional Queli Rodrigues será a responsável por ensinar os futuros auxiliares de cabeleireiro. “São todas oficinas de muita qualidade, com ótima carga horária e material didático especializado”, ressalta Andréa Souza.

Durante a cerimônia de formatura, os presentes ainda tiveram uma surpresa: a modelo Camilla Arcanjo, de 17 anos, apareceu toda vestida de noiva, mostrando na prática os conhecimentos adquiridos pelas alunas das oficinas. A jovem Milena Coelho, de 19 anos, aprovou o curso de manicure. “Achei bem legal o aprendizado”, destaca. “Não sabia nada e agora estou tentando trabalhar nessa área”, conta.

Profissão

A qualificação foi importante também para Mayra Suellen, de 19 anos. Ela aprendeu o ofício de maquiadora e pretende atuar profissionalmente no ramo. “Gostei bastante da oficina e aprendi muito”, acrescenta. Outra jovem, Larissa Lima, 20, aprendeu técnicas de manicure. “Faz um tempo que eu tinha interesse e procurava, mas como estou desempregada, não tinha como pagar curso”, completa.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade reforça que a gratuidade das oficinas proporciona oportunidades de emprego e melhoras na autoestima dos cidadãos. “No particular, uma capacitação dessas custamais de mil reais, além dos custos com materiais. Mas aqui é tudo gratuito”, ressalta Andréa Souza. “Seja trabalhando por conta própria ou em salões, muda a vida dessas pessoas”, completa.

A primeira-dama lembrou a todas sobre a opção de se procurar o Banco do Povo Paulista (BPP), que concede empréstimos entre R$ 200 e R$ 20 mil, com juros de 0,35% ao mês e as linhas de crédito podendo ser pagas em até 35 meses, sem taxas de liberação. Os empreendedores podem solicitar a obtenção de recursos a juros baixos para adquirir equipamentos e abrir, ou expandir, os próprios negócios.

Levando-se em conta somente os dias úteis desde 2013, em média, pelo menos uma pessoa por dia obteve um certificado de conclusão de curso profissionalizante ou de oficina oferecidos pela Prefeitura de Nova Odessa, com apoio do Fundo Social de Solidariedade e outros órgãos. São mais de 1.400 pessoas que concluíram as diversas qualificações gratuitas disponibilizadas pelo Município.