in

Obras de nova escola do jardim São Manoel entram na reta final

Cerca de 250 alunos devem iniciar o ano letivo já na nova unidade

DCIM100MEDIADJI_0061.JPG

Moderno e acessível, o novo prédio da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Haldrey Michelle Bueno, no bairro São Manoel, está quase pronto. A empresa responsável pelo empreendimento faz os ajustes finais para a entrega da unidade, que deve receber os alunos já no início do ano letivo.

Feita com recursos próprios, o prédio recebeu investimentos de aproximadamente R$ 6,1 milhões e é a primeira escola de dois andares de Nova Odessa. “É um prédio moderno e amplo. A escola tem um projeto diferenciado de acessibilidade, com rampas e também um elevador”, explicou o diretor de Obras, Erik Ortolano.

O novo prédio está localizado em área de 5,5 mil m² e terá quase dois mil metros de construção, com sete salas de aulas, biblioteca, salas de informática, multiuso e pedagógica, além da parte administrativa (secretaria, diretoria e sala de arquivos). A escola possui também um sistema de uso racional da água através da instalação de sistema de captação e reuso de águas de chuva.

A unidade possui ainda casa para zelador e estacionamento interno para professores, além de plataforma para descarga de produtos para merenda escolar. Segundo Erik, a empresa realiza pequenos ajustes para a entrega da obra. “Eles estão fazendo serviços de limpeza e retoques finais”, explicou.

“Nós e nossos alunos estamos ansiosos para iniciar o ano nas novas instalações. Esta foi uma grande conquista de nossa Administração, que proporcionará melhor qualidade para nossos alunos e também aos profissionais que atuam nesta unidade”, afirmou a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.

“Temos, nos últimos anos, reformado as unidades escolares com objetivo de oferecer melhores condições de atendimento. Entregamos a reforma da escola do São Jorge, entregaremos o novo prédio no São Manoel e, em breve, concluiremos as obras de duas novas creches, sem contar as outras unidades que receberam intervenções. Quem ganha com tudo isso são nossos moradores que, além de um ensino de qualidade, com profissionais dedicados, têm a oportunidade de frequentar unidades com toda infraestrutura e segurança necessárias para o aprendizado”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

Secretário adjunto de Educação, Achile Nicola Fosco afirmou que a Administração já está adquirindo o mobiliário e outros equipamentos para a unidade, que terá o funcionamento da parte pedagógica no térreo e toda área administrativa no segundo piso.

ENTENDA O CASO

A Emef Haldrey Michelle Bueno funcionava em um prédio construído sobre um aterro e uma movimentação de terra provocou rachaduras nas paredes e piso. A precariedade do local levou a atual Administração a iniciar no primeiro semestre de 2016 a construção uma nova escola.

Na época, a Secretaria de Educação remanejou os 250 alunos que eram atendidos na unidade para a Emef Professora Salime Abdo, no Jardim Alvorada. Todos os educadores e profissionais que atuavam na escola também foram transferidos, minimizando assim os impactos na vida dos estudantes.