Número de mortes causadas pela Covid já supera 2020

O boletim diário da Vigilância Epidemiológica indica ainda que 3.252 pacientes que testaram positivo para o vírus durante a pandemia já são considerados curados da doença, o que representa 87,9% do total de contaminados

numero-de-mortes-causadas-pela-covid-ja-supera-2020-jno

Nova Odessa bateu um triste recorde na última sexta-feira (7), data em que o Instituto Adolfo Lutz confirmou mais duas mortes provocadas pela Covid-19, elevando para 76 os óbitos registrados na cidade em pouco mais de quatro meses. O número já supera 2020: entre abril e dezembro do ano passado, 75 novaodessenses faleceram em razão do novo coronavírus. Na soma, o número de vítimas chega a 151 desde o início da pandemia. Também nesta sexta-feira, mais 42 casos positivos foram confirmados, fazendo com que o município atinja a marca de 3.700 casos.

Entre as duas novas vítimas do vírus, está uma mulher idosa, de 82 anos, moradora do Jardim Santa Rita, que faleceu dia 06/05 na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, unidade que é a “porta de entrada” de pacientes com sintomas respiratórios na Rede Municipal de Saúde. Fora a idade avançada, ela não tinha comorbidades relatadas.

No mesmo dia 06/05, também na UR, faleceu uma mulher de 65 anos moradora do Jardim Bela Vista. Ela tinha diabetes – considerada uma comorbidade, ou seja, uma doença ou condição de saúde pré-existente que são fatores de risco para casos graves de Covid-19.

O boletim diário da Vigilância Epidemiológica indica ainda que 3.252 pacientes que testaram positivo para o vírus durante a pandemia já são considerados curados da doença, o que representa 87,9% do total de contaminados. Há ainda 469 casos em investigação (geralmente aguardando os resultados de exames feitos pelo laboratório de referência da Rede Pública de Saúde no Estado), incluindo nove óbitos suspeitos de Covid-19, de pessoas que sucumbiram à SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Já o número de moradores da cidade internados com sintomas respiratórios manteve-se estável nas últimas 24 horas, em 39. Eram, na sexta-feira, os mesmos seis pacientes sub cuidados da equipe da Unidade Respiratória do Alvorada, cinco na nova ala respiratória do Hospital e Maternidade Municipal e 28 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em hospitais públicos e privados de outras cidades da região e do Estado.

 

numero-de-mortes-causadas-pela-covid-ja-supera-2020-jno

ENQUANTO ISSO… No mesmo dia em que Nova Odessa superou o número de mortes do ano passado, secretário de Saúde, Nivaldo Luis Rodrigues, promoveu café da manhã para “comemorar” o Dia das Mães