in

Número de infectados por dengue em Nova Odessa cai 85,7% em abril

No acumulado do ano, a queda é de 49,1%, de acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria de Saúde

O número de casos de dengue registrados em Nova Odessa caiu 85,7% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 49 infectados este ano ante 343 contabilizados em 2019. No acumulado do ano, a queda é de 49,1%, de acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria de Saúde.

Entre janeiro e abril deste ano, 202 pessoas contraíram a doença no município, contra 397 contaminados pelo vírus transmitido pelo Aedes aegypti no primeiro quadrimestre do ano passado. Os casos de abril representa diminuição de 41,6% em relação a março, quando a Vigilância Epidemiológica recebeu 84 resultados positivos do Instituto Adolfo Lutz.

Os outros casos de 2020 foram notificadas em janeiro (5) e fevereiro (64). No ano passado, os 397 resultados positivos contabilizados no primeiro quadrimestre foram distribuídos entre os meses de fevereiro (12), março (42) e abril (343).

Ao receber o balanço da Vigilância Epidemiológica, o secretário de Saúde Vanderlei Cocato destacou o trabalho de prevenção realizado de forma ininterrupta no município, como arrastões para remoção de possíveis criadouros do mosquito, visitas casa a casa, vistoria em empresas, Bloqueio de Controle de Criadouros (BCC) em bairros com registros da doença e conscientização permanente de crianças e adultos.

“Embora a pandemia do novo coronavírus esteja exigindo muito dos funcionários da Saúde, seguimos com trabalho forte também no combate à dengue, com nossas equipes nas ruas todos os dias, retirando materiais e conversando com as pessoas. Em cada visita, nossos agentes estão conscientizando as pessoas sobre a importância de manter os lares limpos e redobras as medidas de higiene pessoal”, afirmou Vanderlei Cocato.

O trabalho de prevenção e combate à dengue é realizado pelo Setor de Zoonoses, órgão que, assim como as vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, é vinculado à Diretoria de Vigilância em Saúde. No ano passado, foram 925 casos confirmados no município.