in

Novo laboratório de exames começa a funcionar no dia 13

A empresa contratada vai manter um laboratório na rua Aristides Bassora, 302

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Saúde, assinou na manhã desta terça-feira, dia 31, o contrato emergencial com o laboratório Indaiatuba J.A. Ltda, que ficará responsável pelos exames de análises clínicas dos pacientes da rede pública de Saúde. O atendimento será retomado no dia 13 de agosto, informou o titular da pasta, Vanderlei Cocato. A empresa contratada vai manter um laboratório para coleta e realização de exames na rua Aristides Bassora, 302, bem em frente ao Hospital e Maternidade Doutor Acilio Carreon Garcia e ao lado do Cartório Eleitoral.

O atendimento no laboratório externo será de 2ª e 6ª feira, das 7h às 11h para coleta, e até às 16h para retirada de exames. Segundo Cocato, os pacientes que têm em mãos as guias, mas não conseguiu realizar o exame o por conta da interdição do antigo laboratório, podem procurar o novo espaço a partir do dia 13. Lembrando que os exames de urgência e emergência dentro do Hospital Municipal não deixaram de ser realizados em nenhum momento.

“Nos primeiros dias, claro que haverá um movimento bem maior por conta da demanda reprimida. E sei que é difícil nesse momento, mas pedimos à população que tenha um pouco de paciência e compreensão e entenda que a prioridade é para os exames mais emergenciais. De qualquer forma, ressalto que haverá um reforço na equipe de atendimento para atender a demanda”, explicou Cocato. O espaço já está passando por adaptações para atender o público.

 

SÓ COLETA

Uma outra importante mudança que foi anunciada pelo secretário e está prevista no contrato emergencial: os exames não serão mais realizados nas dependências do Hospital Municipal, que só servirá como ponto de coleta e recebimento dos laudos. “Nós vamos deixar uma sala preparada e à disposição do novo laboratório que, por sua vez, manterá um técnico 24 horas para fazer a coleta dos materiais e encaminhar para o laboratório externo, que fica bem em frente ao hospital. No hospital, a partir de agora, só a coleta, e a impressão do laudo”, explicou Cocato.

LAUDOS

Segundo a Secretaria de Saúde de Nova Odessa, são realizados, em média, cerca de 5 mil exames mensais no Hospital Municipal e outros 16 mil no laboratório externo. De acordo com o contrato assinado nesta terça-feira, o prazo máximo de entrega dos laudos é de duas horas para os exames de caráter emergencial e máximo de 10 dias para os exames laboratoriais. Outra novidade anunciada por Cocato é que os pacientes também poderão, a partir de agora, ter acesso ao resultado dos exames pela internet em até 48 horas.

ENTENDA O CASO

O Laborteck, que vinha prestando esse serviço ao município, teve o contrato rescindido unilateralmente e foi multado pela prefeitura. A decisão foi tomada depois que a Administração abriu processo administrativo para apurar a interdição do laboratório, determinada pela Vigilância Sanitária e que ocorreu no final do mês passado, depois que algumas incorreções técnicas de responsabilidade do contratado foram identificadas.

Cocato, explicou que, ao mesmo tempo em que determinou a abertura de processo administrativo para apurar o ocorrido em relação as obrigações do contrato com o Laborteck, cobrou explicações do laboratório, exigindo que a empresa regularizasse a situação o mais rápido possível. “A demora por parte do laboratório em solucionar as incorreções técnicas apontadas pela Vigilância Estadual deixa claro que o contrato não tinha como ser retomado. Sempre estivemos acompanhando essa situação de perto, desde o momento em que fomos comunicados deste problema”, disse o titular da pasta.