in

NOVEMBRO AZUL: Cerca de 200 homens devem ser atendidos hoje durante mutirão

Ação acontece neste sábado, das 8h às 12h, no Ambulatório de Especialidades

Neste sábado, dia 25, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa realiza o mutirão do Novembro Azul, quando uma equipe de urologistas e outros profissionais estarão a postos para consultas e ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. A expectativa é que 200 pacientes sejam atendidos. A iniciativa acontece das 8h às 12h no Ambulatório de Especialidades, ao lado do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia.

Homens a partir de 50 anos ou com mais de 40 anos que tenham histórico de câncer de próstata na família devem participar da ação. “Os pacientes não precisam fazer nenhum agendamento prévio para participar do mutirão. Basta ir ao Ambulatório de Especialidades, preencher a ficha e aguardar pelo atendimento”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. Além dos urologistas, também haverá uma equipe de dentistas e profissionais de saúde bucal fazendo exames e conscientização sobre prevenção do câncer de boca.

Segundo ele, os pacientes passarão por consulta e, caso o médico identifique necessidade de exames complementares, fará o encaminhamento e orientações. “Infelizmente ainda há muito preconceito em relação aos exames de prevenção ao câncer de próstata. Este é o segundo câncer que mais mata e a conscientização e prevenção são o melhor remédio. Convidamos os homens a participarem do mutirão. É uma ação importantíssima e que pode, literalmente, salvar vidas”, afirmou Cocato.

O câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens e tem cura se detectado em seu estágio inicial. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes.