Novas conselheiras tutelares de Nova Odessa tomam posse na sexta-feira

No total, 3.952 eleitores votaram e o pleito contou com 16 votos nulos e 2 votos em branco

Divulgação - Prefeitura de Nova Odessa

Acontece nesta sexta-feira (10), às 9h, a posse das novas conselheiras tutelares de Nova Odessa para um mandato de 4 anos. A cerimônia será realizada no auditório do Paço Municipal e será comandada pela presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Tathiana Zacarias Miguez.

Em outubro, pouco mais de 3,9 mil eleitores foram às urnas para escolher as novas conselheiras tutelares e apenas uma entre as cinco eleitas já desempenhou a função anteriormente. Conforme estabelece o artigo 139 da lei federal 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar foi realizado sob responsabilidade do CMDCA, com fiscalização do Ministério Público.

A apuração foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes ‘Jaime Nércio Duarte’, no Jardim Santa Rosa e contou com a presença do promotor Carlos Alberto Ruiz Nardy, representante do Ministério Público local. Patrícia Fortunato, com 461 votos, foi a candidata mais votada, seguida por Elizabeth Barilon (428 votos) – a única reeleita -; Marli Rocha (255 votos); Maria Santana (244) e Thais Martins (228). Também foram eleitos 5 suplentes: Simone Faria (216 votos), Carlos Rossi (209 votos), Marcia da Silva (176 votos), Osvaldo Padovan (168 votos) e Fabio Freire (158 votos). No total, 3.952 eleitores votaram e o pleito contou com 16 votos nulos e 2 votos em branco.

Em Nova Odessa, o salário de conselheiro tutelar é de R$ 2.641,07. Além do vencimento mensal, que é atualizado anualmente com o dissídio dos servidores da Prefeitura, o defensor dos direitos da criança e do adolescente recebe vale-alimentação (cesta básica) no valor de R$ 480.