in

Nova Odessa ultrapassa a marca dos 10 mil casos de Covid

Entre o início da pandemia, em março de 2020, e ontem, a cidade contabilizou 10.047 moradores infectados pelo novo coronavírus, sendo que 260 morreram em decorrência de complicações

jno

Nova Odessa ultrapassou nesta semana a triste marca de 10 mil pessoas infectadas pela Covid-19. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde no site da Prefeitura, a cidade contabiliza 10.047 moradores que foram acometidos pelo novo coronavírus desde o início da pandemia – no final de março. Desse total, 9.389 pessoas já se recuperaram da doença, 20 casos estão em investigação e 17.824 suspeitas foram descartadas após a realização de exames. Por outro lado, 260 novaodessenses perderam a vida por complicações causadas pela Covid.

O boletim da Vigilância Epidemiológica mostra ainda que já foram aplicadas na cidade 135.978 doses dos imunizantes disponíveis contra o novo coronavírus, sendo 50.762 primeiras doses; 49.434 segundas doses ou dose única; e mais 35.782 terceiras doses, a chamada dose de reforço.

No início do mês, devido ao aumento nos casos positivos de Covid-19 em maio, o que tem elevado a procura por atendimento médico nos dois Pronto Atendimentos municipais (o do Hospital e o do Jardim Alvorada, antiga UR), a Secretaria de Saúde de Nova Odessa divulgou uma série de recomendações à comunidade, com cuidados a serem tomados e um novo apelo pela vacinação com todas as doses disponibilizadas a cada grupo.

“Considerando o cenário epidemiológico do coronavírus em Nova Odessa e na região e a necessidade de evitar a propagação viral, recomendamos a intensificação das ações sanitárias e não farmacológicas para o controle da Covid-19 como, como o uso de máscaras em ambientes fechados de escolas e empresas – sejam públicas ou privadas, além daqueles locais que mantinham o uso obrigatório, como o Transporte Público e os Serviços de Saúde”, informou a pasta.

“Reforçamos também a necessidade da ampla propagação das vacinas contra a Covid-19, a fim de se evitar as formas graves da doença, a lavagem frequente das mãos com água e sabão, ou uso de álcool em gel, e manter os ambientes arejados com portas e janelas abertas”, acrescentou a Saúde. Em maio, a Vigilância Epidemiológica Municipal registrou 210 casos positivos de Covid – nada comparável aos 1.681 casos registrados em janeiro deste ano, ápice da “3ª onda” da doença e do surto da variante ômicron, mas ainda assim uma parcial mensal bem superior aos 29 casos positivos de abril. Foram registrados ainda 750 casos positivos na cidade em fevereiro e 72 em março.