in

Nova Odessa tem perda de empregos em setembro, queda no saldo chega a 44% e ‘freia’ recuperação

Dados do governo federal mostram que município registrou 1.128 contratações e 847 demissões no mês passado; secretário de Desenvolvimento diz que números seguem ‘promissores’

nova-odessa-tem-perda-de-empregos-em-setembro-queda-no-saldo-chega-a-44-e-freia-recuperacao-jno
Foto: Marcello Casal / agBR

Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho referentes ao mês de setembro, indicam um “freio” no processo de recuperação econômica em Nova Odessa, que registrou perda de empregos em outubro – tanto em relação ao mesmo mês do ano passado, como na comparação com agosto deste ano. De acordo com o governo federal, o Paraíso do Verde contabilizou 1.128 contratações e 847 demissões no mês passado, ocasionando um saldo de 281 postos de trabalho.

O montante, contudo, representa uma queda de 44,8% quando comparado a setembro de 2020, quando o saldo foi de 509. Já na comparação com agosto deste ano, a queda fica em 37,8%, uma vez que a diferença entre as contratações e as demissões no mês passado foi de 452. O saldo de setembro (281) também é o pior deste segundo semestre: em julho, o saldo foi de 351 postos de trabalho e, em agosto, 452.

Embora tenha registrado uma queda bastante expressiva no saldo de empregos, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Odessa, Samuel Marin, avalia que os números do Caged “seguem promissores”. “No mês de setembro, tivemos 1.128 contratações contra 847 demissões, o que resultou em  um saldo positivo de 281 novas vagas de emprego. Neste ano de 2021, já foram geradas 1.913 novas vagas. A economia de Nova Odessa está conseguindo absorver o número de mão de obra de maneira bem eficiente. É um trabalho bastante grande desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico através do Posto Local do Trabalho, do Banco do Povo e do Posto do Sebrae de Nova Odessa”, analisou o secretário.

Marin garante que a procura de informações por empresas junto ao PLT (Posto Local do Trabalho) é “diário”. “O Banco do Povo, em parceria com o Sebrae, busca resolver as necessidades de crédito das pequenas empresas e ao mesmo tempo capacita os empresários através dos cursos do Sebrae, para que se desenvolvam e também gerem os empregos fundamentais para o crescimento da economia de nossa cidade. Esperamos uma melhora ainda maior nesses números para o último trimestre onde a contratação será intensificada devido a necessidade do comércio para as festas de Natal”, disse ele.