in

Nova Odessa tem o seu decacampeão no futebol amador: o Matsubara

Time do jardim Eneides venceu o Juventude e ganha pela 10ª vez o título da Primeira Divisão

<span style="font-size: 14.0pt;line-height: 150%;font-family: 'Arial','sans-serif';color: black"> No ano em que o Palmeiras se sagrou decacampeão brasileiro de futebol, Nova Odessa também tem um time dez vezes ganhador. É a Associação Atlética Matsubara, tradicional clube da cidade que venceu no último sábado, dia 8, a partida final do Campeonato Municipal de Futebol Amador e ergueu a taça. O time da Vila Eneides superou por 1 a 0 o Juventude, em uma partida bastante disputada.

O duelo decisivo ocorreu no Estádio Municipal Natal Gazetta, o popular “Campo do Progresso”, que estava completamente lotado em suas arquibancadas. A torcida do clube do jardim São Jorge, a ‘Conexão Favela’, era mais numerosa e barulhenta no apoio, incluindo uma parte composta por muitas mulheres. Mas isso não foi suficiente para ‘empurrar’ os jogadores e vencer o Matsubara na decisão.

Em um jogo de poucas oportunidades claras de gol, o que se viu foi bastante disputa no meio de campo e na marcação. O gol de Carlos Eduardo, camisa 10 do clube, abriu o caminho já no primeiro tempo e coube ao Matsubara controlar as ações e jogar no contra-ataque, mas resguardado na defesa. Um dos destaques foi o comando em campo pelo meia e capitão da equipe, Everton Viana.

Após o apito final do árbitro veio a ‘explosão’ de alegria de torcedores, com alguns deles danificando parte do alambrado. Mas imediatamente os mesmos se prontificaram a realizar os reparos necessários. A confiança no título era tamanha que teve direito a camisetas prontas com antecedência, ostentadas por dirigentes do clube logo após a partida. Se autodenominando “o maior de Nova Odessa”, o Matsubara coleciona agora os títulos de 1989, 90, 91, 97, 98, 2001, 2004, 2012, 2016 e de 2018.

A Prefeitura organiza a competição através da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, que na oportunidade de encerramento entregou os troféus aos melhores do campeonato. A cerimônia teve as presenças do secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta, e do chefe de Gabinete da Prefeitura, André Faganello, representando na ocasião o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

“Foi um campeonato bastante disputado pelas equipes e com muitas rivalidades já tradicionais, que movimentam a comunidade local pelo futebol”, ressalta Levi Tosta. As demais divisões do futebol novaodessense tiveram o Red Bull como vencedor na ‘Segundinha’ e o São Manoel na ‘Terceirinha’. As três disputas do campeonato envolvem ao todo mais de 700 atletas amadores locais.