in

Nova Odessa tem o menor percentual de pessoas com esquema vacinal completo na microrregião

Cidade segue na rabeira na comparação com a vacinação em Americana, Sumaré, Santa Bárbara e Hortolândia; apenas 8.259 moradores já receberam as duas doses ou a dose única

nova-odessa-tem-o-menor-percentual-de-pessoas-com-esquema-vacinal-completo-na-microrregiao-jno

Nova Odessa está na ‘rabeira’ entre os municípios que compõem a microrregião quando o assunto é a quantidade de moradores com esquema vacinal completo contra a Covid-19, ou seja, que já recebeu as duas doses dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer ou a dose única da Janssen. Apenas 8.259 pessoas estão nesta situação no Paraíso do Verde, o que representa 13,54% da população novaodessense, que é de 60.956, de acordo com a estimativa de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Americana lidera a corrida, com 20,88% de sua população devidamente imunizada, seguida por Sumaré (15,83%); Santa Bárbara (14,93%) e Hortolândia (13,78%).

O índice em Nova Odessa também está bem abaixo em comparação com a média estadual, que é de 19,68%.  No País, pelo menos 17% da população também já está com o esquema vacinal completo. A reportagem levou em consideração os números divulgados por todas as prefeituras no boletim da última quinta-feira (22).

As vacinas contra a covid-19 estimulam as defesas naturais e fazem com que o corpo produza sua própria proteção (anticorpos) contra o vírus causador da doença, o SARS-CoV-2. Isso ajudará a proteger contra a covid-19 no futuro. Conforme a bula dos medicamentos, nenhum dos ingredientes das vacinas pode causar a covid-19. A segunda injeção da AstraZeneca deve ser administrada 12 semanas após a primeira aplicação. Já para a Coronavac, o esquema de imunização é de 2 doses com intervalo de 28 dias entre elas.

Para que a vacinação seja eficaz, é obrigatório que as duas doses sejam do mesmo laboratório. Ou seja, quando a vacina Coronavac é administrada como a primeira injeção, a mesma (e não outra vacina para covid-19) deve ser administrada como segunda injeção para concluir o esquema de vacinação. O mesmo vale para quem recebeu a dose da Astrazeneca.

Nesta semana, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, visitou o Ginásio do Jardim Santa Rosa, onde ocorre a vacinação e pediu que as pessoas já vacinas anteriormente não deixem de tomar a segunda dose, que garante os índices de proteção indicados pelas fabricantes.

“Não só em Nova Odessa, mas em várias cidades, algumas pessoas deixam de vir tomar a segunda dose, que completa a eficácia da vacina. Então faço aqui um apelo para que todos que já tomaram a primeira vacina venham também tomar a segunda (na data indicada na caderneta)”, afirmou o prefeito Claudio José Schooder (PSD). Em Nova Odessa, apenas 1,3% dos vacinados deixaram de buscar a dose complementar até agora, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.