Nova Odessa tem o melhor serviço de abastecimento de água da RMC

Até então, o maior índice de satisfação do serviço prestado pela Coden em Nova Odessa havia sido de 822 pontos

Pesquisa divulgada na quinta-feira (25) pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) aponta que Nova Odessa tem o melhor serviço de abastecimento de água da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com índice recorde de satisfação entre os moradores.

De acordo com a pesquisa, o serviço, que é de responsabilidade da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), registrou 843 pontos, o que coloca Nova Odessa à frente de outros 14 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) – a pesquisa Indsat é feita nos 15 maiores municípios da região metropolitana.

Até então, o maior índice de satisfação do serviço prestado pela Coden em Nova Odessa havia sido de 822 pontos. “O resultado já era considerado de excelência, mas desta vez Nova Odessa se superou”, traz trecho da pesquisa.  As pontuações da Indsat vão de 200 a 1.000 pontos e o “Grau de Excelência” é atribuído aos setores que recebem 800 pontos ou mais.

APROVAÇÃO DE 96%

O cálculo do índice de satisfação leva em conta os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ou seja, o grau de satisfação leva em conta apenas a opinião dos moradores. Em Nova Odessa, 400 pessoas foram entrevistadas. Do total, 96% disseram que o abastecimento de água é “ótimo” ou “bom” e 3% responderam que é “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam apenas 1%. Dos 16 serviços públicos, o abastecimento de água tem a liderança no ranking de Nova Odessa.

“Nos últimos seis anos, investimos mais de R$ 50 milhões na modernização de todo nosso sistema de abastecimento de água. Já trocamos mais de 50 quilômetros de tubulação, 11 mil hidrômetros, adquirimos novos softwares e equipamentos que têm nos ajudado na gestão. Com isso, reduzimos nosso índice de 45,1% para 26%”, explicou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

NOVA ESTAÇÃO

Importante ressaltar que Nova Odessa vai ganhar no ano que vem a sua segunda estação de tratamento de água. A ETA Santo Ângelo, que está sendo construída na região do Pós-Anhanguera, vai beneficiar diretamente 11 bairros e aumentará a capacidade de tratamento de água do município para 105 mil moradores – atualmente, Nova Odessa tem 59,3 mil habitantes, segundo estimativa feita no ano passado pelo IBGE. “Quando entrar em funcionamento, a nova ETA vai tratar até 3,6 milhões de litros por dia. Esse volume vai entrar no sistema e faremos o gerenciamento da distribuição conforme a necessidade, dando toda a sustentabilidade para o crescimento populacional da cidade”, explicou o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro.