in

Nova Odessa recupera área usada para descarte irregular de lixo no limite com Americana

Segundo a Diretoria de Serviços Urbanos, em média, são retiradas do local 15 toneladas de materiais por mês

A Prefeitura de Nova Odessa iniciou na quinta-feira (23) a limpeza de uma área que vinha sendo usada para depósito de resíduos sólidos, na região rural da cidade, próximo ao limite com Americana. A ação, que também contará com o plantio de árvores nativas, está sendo realizada pelas secretarias de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, por meio da Diretoria de Serviços Urbanos, e Meio Ambiente, Parques e Jardins.

De acordo com a Administração Municipal, a área está localizada às margens da Estrada Municipal José Martins de Camargo e tem recebido descartes irregulares de lixo, entulho, móveis velhos, galhos de árvores, entre outros resíduos. Segundo a Diretoria de Serviços Urbanos, em média, são retiradas do local 15 toneladas de materiais por mês.

A área foi totalmente limpa, será cercada e arborizada com espécies nativas. “O local fica perto do Córrego Filipada, que se encontra com o Córrego Recanto, que é um dos principais mananciais de abastecimento do município. A preservação desse espaço é fundamental para que não tenhamos danos ambientais ainda maiores”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza, o “Nenê Gás”.

Após a limpeza, o cercamento e o plantio, a Prefeitura de Nova Odessa vai buscar recursos para a instalação de câmeras de monitoramento no local. Medida semelhante foi adotada na Estrada São Gonçalo, na região do Jardim Alvorada, onde descartes irregulares têm sido flagrados pela Guarda Civil Municipal e multados pela Secretaria de Meio Ambiente.

A partir deste final de semana, viaturas das guardas municipais de Americana e Nova Odessa farão rondas no local, e as pessoas que forem flagradas descartando resíduos serão autuadas e multadas, de acordo com a lei municipal 2.883/2014, que prevê multa de R$ 500 a R$ 5 mil (reincidência).