in

Nova Odessa recolhe 20 toneladas de materiais no combate ao Aedes Aegypti

A ação teve início por volta das 8h e o trajeto começou e terminou na praça de entrada do São Jorge,

Nova Odessa recebeu, na manhã do último sábado, dia 27, mais uma edição do Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti. A ação de conscientização foi novamente realizada em parceria com a EPTV, afiliada da Rede Globo de Televisão, percorrendo ruas do bairro jardim São Jorge. A iniciativa da Prefeitura e voluntários recolheu cerca de 20 toneladas de entulhos e materiais no fim de semana.
A ação teve início por volta das 8h e o trajeto começou e terminou na praça de entrada do São Jorge, percorrendo as ruas Goiânia, Rio de Janeiro, Niterói, Brasília e São Paulo. A Secretaria de Saúde comandou a força-tarefa, que envolveu as demais secretarias e diretorias, assim como a Defesa Civil e a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto.
Cidadãos em casas e comércios receberam panfletos de conscientização, além dos materiais serem recolhidos das ruas, calçadas e áreas verdes. A ação teve a presença do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, que junto dos voluntários e servidores colocou luvas e, com sacos plásticos, recolheu os objetos que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo informações da Diretoria de Vigilância em Saúde, não houve nesta ocasião específica a ação chamada ‘casa a casa’, como ocorre de praxe, mas sim a iniciativa de conscientização e a recolha de materiais inservíveis e que possam servir de criadouros. O saldo do mutirão foi a recolha de aproximadamente 3 metros cúbicos de objetos específicos e com grande potencial de proliferar o mosquito.
Diretor de Serviços Urbanos, Hélio Brito de Jesus cita que no final de semana foram recolhidas 20 toneladas de objetos diversos, com quatro caminhões cheios. “Copos plásticos, garrafas pet, latinhas, isopor, tampa de garrafa e outros objetos que são irregularmente descartados nas ruas, terrenos e áreas públicas”, descreve. “Mas independente do mutirão, é um trabalho constante contra o descarte”, completa.
“É uma ação regional e importantíssima. Mesmo com a dengue e as outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti não apresentando muitos casos recentemente em Nova Odessa, continuamos firmes no combate”, ressalta o prefeito Bill. “O trabalho envolve as equipes da Prefeitura e parceiros como a Defesa Civil e a Coden, para junto da população fazer o combate constante. Afinal, a luta é de todos nós”, finaliza.