in

Nova Odessa recebe vacinas e imuniza equipe da Unidade Respiratória contra a Covid-19

A primeira pessoa vacinada na cidade foi a enfermeira Jessica Alves Morelato, de 25 anos, que atua há três anos na Rede e que mora no próprio Alvorada

nova-odessa-recebe-vacinas-e-imuniza-equipe-da-unidade-respiratoria-contra-a-covid-19-jno

A Prefeitura de Nova Odessa deu início na quinta-feira (21/01) à tarde, na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, à vacinação dos profissionais da Rede Municipal de Saúde na linha de frente do atendimento aos pacientes com sintomas da Covid-19. A primeira pessoa vacinada na cidade foi a enfermeira Jessica Alves Morelato, de 25 anos, que atua há três anos na Rede e que mora no próprio Alvorada.

O momento teve transmissão ao vivo na página da Prefeitura na rede social Facebook (https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa) e foi acompanhado online por centenas de pessoas. Nova Odessa havia recebido no início da madrugada da quinta-feira as primeiras 360 doses da CoronaVac do Instituto Butantan – recentemente aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) –, via PNI (Programa Nacional de Imunização).

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), o secretário municipal de Saúde, Dr Nivaldo Luis Rodrigues, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Paula Mestriner, e o médico da Rede Municipal Dr José Lourenço estiverem presentes ao momento histórico, classificado por todos como de esperança, sinalizando o início do fim da pandemia causada pelo novo coronavírus – ainda que as medidas de higiene e distanciamento devam ser mantidas ainda por muitos meses pela população.

“A gente quer agradecer pelo empenho do pessoal da (Secretaria Municipal de) Saúde por termos sido escolhidos para sermos os primeiros e por ver que os gestores se preocupam com a gente, que estamos aqui na linha de frente. Mas a gente tem que continuar se protegendo e se cuidando, mesmo com a vacina”, afirmou Jessica logo após receber a primeira de duas doses do imunizante, se declarando “bem, tranquila e feliz”.

“Escolhemos começar pela Unidade Respiratória porque aqui eles estão na linha de frente da Covid. As pessoas que têm sintomas vêm pra cá, então era importante começar aqui”, justificou o prefeito Leitinho. “A vacina é de grande importância, mas ainda não podemos nos esquecer nem um momento (do uso) das máscaras, da higiene das mãos e evitar as aglomerações. Não se esqueçam, não podemos fazer aglomerações, porque essas consequências que estamos sofrendo agora são resultado do Natal e do Ano Novo”, acrescentou Doutor Nivaldo.

“Muito se fala contra a vacina, mas não vamos virar jacaré não, fiquem tranquilos. A vacina é muito importante para que nossa imunidade fique boa e a gente evite as complicações da Covid-19”, afirmou Doutor Lourenço. “A Vigilância Epidemiológica e todo o Serviço Municipal de Saúde preza pela qualidade. Podem confiar, e assim que tivermos mais vacinas disponíveis, a gente divulga. Vamos nos vacinar, é a única forma de nos proteger da Covid-19, além do uso de máscaras da higiene e de se evitar aglomeração”, pediu Paula Mestriner.

PRÓXIMOS

Os imunizantes foram trazidos de São Paulo sob escolta de policiais militares da Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), e foram recepcionados pelos servidores da Vigilância Epidemiológica. Paula contou que as doses chegaram em um caminhão refrigerado, dentro de uma caixa térmica. Imediatamente, as vacinas foram acondicionadas em geladeiras próprias de armazenamento de imunizantes a uma temperatura de 2ºC a 8ºC. Os imunizantes permanecem sob vigilância armada.
Até o final da tarde de sexta-feira, foram imunizados os 50 membro da equipe da UR, e em seguida a imunização terá início junto à equipe médica e de Enfermagem do Hospital e Maternidade Municipal, formada por mais 190 profissionais. Na sequência, serão imunizadas as equipes de profissionais da Saúde das UBSs (Unidades Básica de Saúde), e se possível, conforme a disponibilidade de doses, as do Ambulatório Médico de Especialidades.

A cidade aguada o recebimento de mais doses dos governos Federal e Estadual para dar continuidade ao calendário proposto, mas isto ainda não tem data para acontecer. No entanto, apenas na Rede Municipal, a cidade conta atualmente com cerca de 450 profissionais.
Por isso, segundo a Secretaria, teve de ser feita uma “priorização dentro das prioridades”, e decidiu-se imunizar primeiros os profissionais que lidam diariamente com pacientes sintomáticos e internados com Covid-19. Trata-se da mesma medida que vem sendo tomadas pelas cidades brasileiras nos últimos dias.

“Recebemos a primeira remessa de vacinas e as 360 doses não são suficientes para realizar a imunização de todos os trabalhadores da Saúde, por isso, criamos um cronograma de vacinação para atender, neste primeiro momento, os servidores que fazem a linha de frente no atendimento aos pacientes. Seguiremos esse cronograma e ficamos na dependência da chegada de novos lotes de vacina para que possamos atingir os 650 profissionais da Saúde do nosso município”, finalizou Paula.