in

Nova Odessa recebe mais vacinas contra Covid e vai ‘completar’ imunização da equipe da Rede

A cidade conta, atualmente, com 7 instituições de longa permanência de idosos legalizadas na Prefeitura, com 110 idosos residentes ao todo

nova-odessa-recebe-mais-vacinas-contra-covid-e-vai-completar-imunizacao-da-equipe-da-rede-jno

A Prefeitura de Nova Odessa recebeu na quarta-feira (27/01) o segundo lote de vacinas contra a Covid-19, dessa vez com 270 doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica britânica AstraZeneca, produzidas na Índia. O imunizante foi distribuído pelo DRS 7 (Departamentos Regional de Saúde de Campinas) a todas as cidades da região, com escolta da Polícia Militar, e faz parte de um lote de 44,9 mil doses que foram enviados para a região pelo Governo Federal no dia anterior.

É o suficiente para dar continuidade imediata ao cronograma de vacinação, com a primeira dose, dos grupos priorizados dentro da 1ª etapa do PNI (Programa Nacional de Imunização), que são os profissionais de Saúde Pública que atendem a pacientes sintomáticos.

Antes, a cidade já havia recebido 360 doses da CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac e testadas e envasadas no país pelo Instituto Butantan, de São Paulo – com a qual a Secretaria Municipal de Saúde deu início à campanha de vacinação dos profissionais da área da Saúde (médicos, enfermeiro e técnicos de Enfermagem da Rede Municipal), no último dia 22/01.
Os profissionais que já receberam a primeira dose deverão tomar a segunda dose do mesmo imunizante, mas com prazos que variam: de 2 a 4 semanas para quem recebeu a CoronaVac, e 12 semanas para quem recebeu a “vacina de Oxford”.

As novas doses começaram a ser utilizados na própria quarta (27/01) em servidores da Saúde que atuam no Ambulatório de Especialidades de Nova Odessa e na equipe de lavanderia e limpeza do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia, conforme cronograma de “prioridades dentro das prioridades” divulgado anteriormente em função da quantidade insuficiente de doses para atender a todos os grupos priorizados dentro da 1ª etapa da campanha nacional de vacinação.

ASILOS

Além disso, seguindo medidas iguais adotadas nos últimos dias por outras cidades da região, a Saúde Municipal anunciou que, logo após as equipes da “linha de frente” no atendimento aos pacientes com Covid-19 e do restante das equipes da Rede Municipal de Saúde, vai dar início à imunização dos idosos abrigados em instituição de longa permanência (“asilos” e “casas de repouso”) da cidade, que são o subgrupo (dentro do grupo das pessoas com mais de 60 anos em geral) com a maior incidência de casos graves e óbitos causados pela doença.

A cidade conta, atualmente, com 7 instituições de longa permanência de idosos legalizadas na Prefeitura, com 110 idosos residentes ao todo. Ao longo de 2020, segundo a Vigilância Epidemiológica, Nova Odessa registrou oito óbitos de idosos que estavam sob cuidados de três instituições deste tipo, comprovando o alto risco que eles correm.

“Como todos estão acompanhando pela imprensa, as vacinas estão chegando aos poucos aos municípios. Hoje retiramos mais um lote – pequeno ainda –, agora do imunizante da Índia, que acreditamos vai ser suficiente para terminarmos de vacinar todos os funcionários do Hospital e Maternidade Municipal”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner – ressaltando que toda a equipe da UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada já havia sido 100% vacinada até o último final de semana.

“Acredito que, após vacinar a equipe do Hospital, sobrará um pouco de doses, e aí poderemos iniciar a vacinação dos idosos em asilos e casas de repouso, que são a prioridade de todas as cidades dentro do grupo dos idosos em geral. E, assim que mais vacinas chegarem, iremos na sequência começar a atender os profissionais de Saúde autônomos da cidade, como farmacêuticos, veterinários, etc. Todo profissional de Saúde terá direito, mas os profissionais de Saúde autônomos e da rede privada terão de esperar mais um pouco, porque a ‘prioridade das prioridades’ é vacinar os profissionais da linha de frente”, acrescentou a enfermeira.

Segundo o balanço diário da Vigilância Epidemiológica, até o final da quarta-feira, foram imunizados 305 profissionais da Rede Municipal de Saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, fisioterapeutas e servidores da limpeza, entre outros.