in

Nova Odessa realiza avaliação na rede pública de educação

Estudantes da rede serão avaliados na próxima quinta-feira

“Sentimos a necessidade de aferir a qualidade da educação que estamos oferecendo aos nossos alunos: afirmou a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.

Com o objetivo de analisar a qualidade do ensino oferecido na rede pública, a Secretaria de Educação de Nova Odessa realiza nesta quinta-feira, dia 29, uma avaliação do Ensino Fundamental. Chamada de Areno (Avaliação do Rendimento Escola de Nova Odessa), a prova foi elaborada por profissionais da própria Secretaria e será aplicada aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
“Sentimos a necessidade de aferir a qualidade da educação que estamos oferecendo aos nossos alunos. O objetivo é saber o nível de conhecimento deles e também ver quais pontos precisam ser melhorados e, então, fazer os ajustes necessários”, afirmou a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.
Segundo ela, todo processo de avaliação está sendo feito por profissionais e professores da rede municipal de ensino, com coordenação da Secretaria de Educação através da diretora de Ensino Fundamental, Rosimar Paschoalim Antonio. “Estamos criando um instrumento pedagógico de avaliação quase sem custos e que vai nos oferecer de forma precisa o diagnóstico de nossa rede”, afirmou.
A secretária ressaltou que o objetivo é realizar a avaliação duas vezes por ano, ao final de cada semestre. “Com os resultados da Areno poderemos programar melhor as aulas e atividades desenvolvidas junto aos nossos alunos”, afirmou.
Segundo Rosimar, cerca de 2,9 mil alunos participarão da avaliação. “A prova conta com questões de português e matemática e será aplicada a todos os estudantes, inclusive o que têm alguma dificuldade de aprendizagem”, relatou.
“Pedimos aos pais para que mandem seus filhos na aula para que participem deste processo. É uma oportunidade de termos um diagnóstico mais preciso sobre como cada aluno está se desenvolvendo e conseguirmos oferecer uma educação de ainda mais qualidade”, frisou.
A secretária de Educação lembrou que a prova será aplicada nas turmas da manhã e da tarde. “Estamos preparando um esquema especial, com remanejamento dos professores das salas e todo suporte da equipe pedagógica para esta importante avaliação”, finalizou.