Nova Odessa promove nova capacitação de boas práticas a merendeiras e auxiliares

Com “Alto Grau de Satisfação”, segundo pesquisa do Indsat (Indicação de Satisfação dos Serviços Públicos)

Os profissionais do setor de Merenda da Prefeitura de Nova Odessa passaram por um novo Treinamento de Boas Práticas de Manipulação e Limpeza, que visa alinhar e padronizar as ações nas escolas municipais. De acordo com a nutricionista municipal, Juliana Pissaia Savitsky, devido ao número de participantes, a ação – que ocorre semestralmente – foi realizada em três etapas, nos dias 10, 17 e 24 de maio.

45 realizada no primeiro trimestre deste ano, “o foco do setor agora é a higiene das mãos das crianças”, segundo Juliana. “As boas práticas incluem todo o processo desde a entrada dos nossos profissionais na cozinha até a alimentação das crianças e a limpeza final. Neste processo, nos preocupamos com a higienização das mãos, uma das fontes de contaminação dos alimentos”, explicou.

Os diretores e coordenadores das escolas municipais também puderam participar, para, além de estarem alinhados aos procedimentos corretos, poderem colaborar com a higiene das crianças na hora das refeições. “Lavar as mãos dos alunos é tão importante quanto manipular adequadamente os alimentos para garantir a segurança alimentar”, disse Juliana.

CUIDADOS. Ao público, Juliana destacou os cuidados essências a serem adotados nas cozinhas diariamente, como na manipulação e preparação de mamadeiras. “Tanto as mamadeiras quanto as refeições devem ser preparadas com todo o zelo, principalmente em caso de crianças com necessidades alimentarem diferenciadas. Nesses casos, mediante atestado médico, a orientação é preparar separadamente”, contou. Além disso, foi orientado que os procedimentos de medição de temperatura de todos os alimentos, colheita de amostras das preparações, “cloragem” dos hortifrutigranjeiros, higienização adequada de utensílios e a organização correta de estoque, devem ser realizadas adequadamente.

Já para a equipe da limpeza, foi entregue um novo Manual de Boas Práticas com POPS (Procedimentos Operacionais Padronizados), enfatizando a higienização especifica voltada para refeitórios, mesinhas, cadeiras de bebês, pátio, colchonetes, berços, banheiros, roupas de cama dos bebês, entre outros procedimentos de higiene. “O objetivo desses manuais, tanto da cozinha quanto da limpeza, é assegurar a segurança alimentar e pessoal de nossas crianças, pois não adianta todo cuidado na cozinha se a limpeza e higiene do lado de fora não contribuir, por isso nossos treinamentos são sempre com as equipes juntas”, frisou a nutricionista.

SATISFAÇÃO. A merenda escolar oferecida aos alunos da rede municipal de ensino de Nova Odessa registrou, no primeiro trimestre de 2019, o seu maior índice de aprovação, de acordo o Indsat. Segundo os dados, 69% dos moradores entrevistados classificaram a alimentação como “ótima ou boa”, o que deixa Nova Odessa na terceira posição no ranking das 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com selo “Alto Grau de Satisfação” e apenas 26 pontos atrás de Jaguariúna, segunda colocada. No trimestre imediatamente anterior, o percentual havia ficado em 63%.