in

Nova Odessa prepara plantio de mudas para celebrar a Semana do Meio Ambiente

nova-odessa-prepara-plantio-de-mudas-para-celebrar-a-semana-do-meio-ambiente-jno

Conhecida em todo o Estado como o “Paraíso do Verde”, Nova Odessa vai plantar 100 novas mudas na Avenida Ampélio Gazzetta – um dos cartões postais da cidade – no Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado na sexta-feira (5). Nesta segunda-feira (1), abrindo a Semana Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Edison Barros, o Nenê Gás; e da diretora da mesma pasta, Aryhane Massita; visitou o Centro de Vivência Ambiental que está sendo finalizado ao lado do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Professora Maria Estela Diniz Gazzetta, no Jardim Capuava.

No local, foram plantadas centenas de mudas de ao menos 20 espécies nativas diferentes, como jacarandá, jaracatiá, ipê, farinha-seca, pitanga e urucum, por exemplo. “Neste espaço, os alunos da rede municipal de ensino poderão aprender muito sobre o meio ambiente e acompanhar o crescimento destas mudas. Temos uma preocupação e um cuidado muito grande com a questão ambiental, já que uma cidade cada vez mais verde é sinônimo de qualidade de vida”, reforçou o prefeito Bill, que também é presidente do Consórcio PCJ e do Consimares (Consórcio Intermunicipal do Manejo de Resíduos Sólidos).

Já o secretário de Meio Ambiente lembrou que Nova Odessa ganha, a cada mês, novas mudas de árvores. “Desde o início deste ano, nós já plantamos mais de 3,5 mil mudas por toda a cidade, dentro do compromisso que firmamos com o prefeito Bill. Nesta sexta-feira, nós vamos plantar mais 100 mudas na Avenida Ampélio Gazzetta em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente”, afirmou.

SALA VERDE. Nova Odessa conta, desde 2018, com o projeto “Sala Verde Novas Sementes” na Emefei (Escola Municipal de Educação Fundamental e Infantil) Professora Augustina Adamson Paiva, no Jardim São Francisco. Ele funciona como um núcleo ambiental e serve para unificar as ações de meio ambiente. Trata-se de uma conquista da Secretaria Municipal de Educação, através de projeto selecionado pelo MEC (Ministério de Educação e Cidadania) e aprovado pelo MMA (Ministério de Meio Ambiente).

A coordenadora pedagógica Josiane Biaggio ressalta que Nova Odessa é uma das cidades que mais investem em educação ambiental dentro da educação infantil e ensino fundamental, com o “Programa Municipal de Educação Ambiental”, desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação.

“A Sala Verde chega para unificar esses esforços e somar forças ao que já oferecemos aqui”, conta. Através do projeto, o Ministério de Meio Ambiente fornecerá uma série de materiais digitais – como livros, cartilhas e jogos educativos – para que seja montado um acervo específico sobre o tema. Por meio do projeto, o mesmo Ministério também promove capacitação de educadores e participantes das ações para que os resultados sejam mais efetivos.

A secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, afirma que educação ambiental é um compromisso social com a comunidade. “O envolvimento cada vez maior dos setores e a ampliação de projetos neste sentido fazem toda a diferença. Poder ter um espaço como este reflete nosso cuidado com a questão”, diz ela.