in

Nova Odessa passa dos 45% de moradores vacinados contra a Covid-19

nova-odessa-passa-dos-45-de-moradores-vacinados-contra-a-covid-19-jno

Nova Odessa deu mais um importante passo na imunização de sua população contra o novo coronavírus, causador da atual pandemia. Contando o mutirão de vacinação do último sábado (17/07) de manhã e o atendimento de rotina da segunda-feira (19/07), as equipes da Secretaria de Saúde que atuam na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 aplicaram mais 1.159 doses das vacinas, alcançando um total de 35.669 moradores com ao menos uma dose.

Nos dois dias, foram aplicadas mais 597 primeiras doses, totalizando 27.956 novaodessenses com ao menos uma dose dos diversos imunizantes disponíveis atualmente no PNI (Programa Nacional de Imunização) – o equivalente 45,86% da população.

Além disso, foram aplicadas mais 562 segundas doses ou doses únicas, totalizando 7.713 moradores já com esquema vacinal completo – o equivalente a 12,65% da população total de Nova Odessa, estimada pelo IBGE em 60.956 pessoas.

É importante sempre ressaltar, neste caso, que a imunidade só é alcançada, nos percentuais indicados por cada laboratório, cerca de três a quatro semanas após a dose complementar ou única, e que mesmo após esse prazo todos os protocolos sanitários devem ser mantidos pelos imunizados – incluindo o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.

Apenas no mutirão de sábado, foram aplicadas 473 doses de vacinas contra a Covid-19 pela equipe que atua no Ginásio do Esportes do Jardim Santa Rosa, que contou com o reforço de voluntários da própria administração municipal. Também no sábado, uma equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal imunizou cinco moradores de rua que estavam abrigados no Projeto Kaydi.

Na segunda-feira, graças à entrega de um novo lote de imunizantes ao Município, Nova Odessa passou a vacinar moradores de 30 anos ou mais, com ou sem comorbidades.

 

ENTENDA

 

O atendimento diário, de segunda a sexta-feira, continua obedecendo ao calendário pelo mês de nascimento da pessoa. Funciona assim: quem nasceu em janeiro, fevereiro ou março será vacinado sempre às segundas-feiras; quem nasceu em abril, maio e junho às terças; os nascidos em julho e agosto às quartas; os de setembro e outubro às quintas; e nascidos em novembro e dezembro, às sextas-feiras. O sistema só não vale nos mutirões de sábado.

Quem não puder comparecer ou não conseguir senha deve retornar no mesmo dia da semana seguinte ou, se houver, nos mutirões de sábado – que são realizados sempre que há vacinas disponíveis ao Município. Segundo a Secretaria de Saúde, o sistema tem dado certo, tanto que Nova Odessa ainda não deve que suspender a imunização em nenhum dia útil, garantindo igualdade de acesso às vacinas a todos os moradores de cada grupo etário.

Além disso, há um limite de atendimento diários, para garantir que sempre haja estoques para o dia seguinte (evitando-se assim prejudicar o próximo grupo do calendário pelo mês de nascimento). Por isso, as equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa que atuam na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 distribuem senhas correspondentes ao total de doses das vacinas disponíveis para o dia. As senhas são distribuídas de manhã, a partir das 8h. Eventualmente, pode haver distribuição de senhas também à tarde, a partir das 13h – dependendo sempre da disponibilidade de doses.

A equipe da Saúde reforça sempre o pedido para que todos que serão vacinados, de todos os grupos, façam o pré-cadastro no site https://portal.vacinaja.sp.gov.br/covid-19%20vaccine/. Apesar de não ser obrigatório, o pré-cadastro agiliza o atendimento da pessoa no Ginásio, reduzindo o tempo de espera de todos.

Todos os interessados na vacina, independente do grupo ou faixa etária, devem levar RG e CPF (ou CNH) e comprovante de endereço recente em Nova Odessa. O ginásio fica na Rua João Bassora, nº 500, com portas abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45 e das 13h às 15h45 (ou até acabarem as senhas correspondentes às doses disponíveis no dia).

Saiba mais sobre a campanha de vacinação diariamente em www.novaodessa.sp.gov.br/, www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa/ e www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/. O novo hotsite com todas as informações locais sobre a pandemia de Covid-19 e a vacinação está disponível em www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/.