in

Nova Odessa passa das 2.000 primeiras doses da vacina contra a Covid aplicadas

Secretaria Municipal de Saúde confirma mais 47 casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas

nova-odessa-passa-das-2-000-primeiras-doses-da-vacina-contra-a-covid-aplicadas-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, atingiu na quinta-feira (11/03) a marca de 2.079 primeiras doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas, o que representa 3,46% da população estimada para a cidade. Em relação à segunda dose, o dia “fechou” com 756 aplicações de reforço já feitas – o que garante a imunização da pessoa após cerca de duas semanas.

“A vacinação vem seguindo de acordo com a disponibilidade de vacinas. Nesta quinta-feira, avançamos um pouco mais no trabalho de imunização do grupo prioritário de idosos de Nova Odessa”, explicou a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica Paula Mestriner.

De acordo com a coordenadora, as doses de reforço da Coronavac/Instituto Butantan continuam sendo aplicadas 28 dias após as primeiras, conforme preconiza o PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. “Na semana passada, recebemos cerca de 800 doses de reforço, e elas estão sendo aplicadas ao longo dessa semana nos idosos com mais de 78 anos e profissionais da Saúde (que já haviam recebido a primeira dose ao longo das últimas quatro semanas)”, explicou Paula. 

CAMPANHA 

A Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa. O local conta com tenda drive-thru para atendimento dentro do veículo dos idosos com dificuldade de locomoção.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, no período da manhã, os atendimentos para a primeira dose são agendados, por meio do pré-cadastro que deve ser realizado pelo site oficial da Prefeitura de Nova Odessa (www.novaodessa.sp.gov.br). A convocação é por idade, não por ordem de cadastramento. A medida foi adotada para se evitar aglomerações.

Já no período da tarde a campanha recebe livre demanda exclusivamente para a segunda dose de idosos e profissionais da Saúde, que devem ir ao local sempre de acordo com a data indicativa de retorno constado na ficha de vacinação.

“Tudo foi organizado para que garanta maior comodidade e segurança sanitária para todos e informamos que os demais grupos prioritários receberão a primeira dose a partir do momento que recebermos mais doses do Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Para a sexta-feira (12/03), foram convocados, via pré-cadastro, mais 100 idosos com mais de 78 anos e profissionais da saúde para receber a primeira dose do imunizante. “O trabalho vem avançando aos poucos e em breve novos grupos prioritários serão convocados para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. É importante deixar claro que esse processo, para caminhar num ritmo que gostaríamos, é necessário ter mais vacinas à disposição da nossa Secretaria de Saúde. Enquanto isso, vamos trabalhando de acordo com o volume que temos em estoque, que são poucos”, finalizou Paula. 

NOVOS CASOS

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou na quinta-feira (11/03) o registro de mais 47 casos positivos de Covid-19 em moradores da cidade nas últimas 24 horas. Com isso, o número total de pacientes positivos, desde o início da pandemia, em março do ano passado, saltou de 2.609 para 2.656 – um acréscimo de 1,80% em apenas um dia.

Os novos casos positivos foram registrados em 28 mulheres, com idade entre 16 e 71 anos, e em mais 19 homens, de 09 a 66 anos. Eles são moradores dos bairros Jardim São Jorge, Lopes Iglesias, Nossa Senhora de Fátima, Palmeiras, Capuava, Marajoara, 23 de Maio, Planalto, Eden, Santa Rita, Alvorada, Fibra, Santa Rosa, Pinheiros, Bela Vista, Lagos e ainda no Industrial Cachoeira, Vila Azenha, Campos Verdes, Mathilde Berzin, São Manoel, Vila Letônia, Klavin, Chácaras Recreio, Jardim dos Lagos e na Zona Rural.

Em relação ao número de internações, o Departamento de Vigilância Epidemiológica informou que houve aumento de 25% no número de pacientes internados nas últimas 24 horas. Na quarta-feira, eram 24, e nesta quinta já são 30 pessoas necessitando de cuidados especiais. Deste total, 12 pacientes estão sob cuidados da equipe da UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, mantida pela Prefeitura como unidade de referência para atendimentos de pacientes sintomáticos, e outros 18 estão em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais de referência da região.

Até o momento, foram contabilizadas oficialmente 8.111 notificações de suspeitas de Covid-19 em Nova Odessa, das quais 3.740 já tiveram resultados negativos para o novo vírus. Dos 2.656 casos positivos, 2.294 pacientes já se encontram curados da doença viral. Foram registradas, até o momento, 88 mortes por Covid-19 em Nova Odessa (a mais recente ocorrida no último dia 03 de março).

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa reafirma a importância do uso contínuo de máscaras, da higienização constante das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel a 70% e do distanciamento social, como formas de combater a disseminação do novo coronavírus.