in

Nova Odessa multa 22 pessoas flagradas por câmeras fazendo descartes irregulares

O último caso foi registrado pelas câmeras da GCM em plena luz do dia

Em funcionamento há 30 dias, o sistema de videomonitoramento operado pela Guarda Civil Municipal de Nova Odessa na Avenida São Gonçalo, na região rural do município, flagrou 22 descartes irregulares de resíduos sólidos. Os autores foram identificados pela corporação e autuados pela Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins com base na lei municipal municipal 2.883/2014. Um deles é reincidente e foi multado em R$ 5 mil.

O último caso foi registrado pelas câmeras da GCM em plena luz do dia. Às 11h15 de quarta-feira (29), um homem parou o carro na via, abril o porta-malas e descartou uma série de objetos, entre eles peças de roupa. Em seguida, entrou no veículo e seguiu viagem.

Segundo a secretaria, a maioria dos descartes ocorreu no período da noite, vésperas e finais de semana. “Já recolhemos de tudo; materiais de construção, móveis velhos, lixo comum, material reciclável em geral, galhos de árvore, pedaços de madeira, pneus, roupas e até animais mortos. Tudo isso acontece numa região que tem um local apropriado para descarte”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza, o “Nenê Gás”.

Nenê se refere ao Ecoponto instalado no Jardim Monte das Oliveiras, habilitado a receber os materiais descartados irregularmente na Avenida São Gonçalo. Nova Odessa tem dois ecopontos. O segundo foi inaugurado em janeiro, no Parque Residencial Triunfo. Juntos, eles têm capacidade para receber 1.000 toneladas de resíduos por mês.